Páginas do J.A.

domingo, 31 de março de 2019

Devocional do Dia - Tem de aprender primeiro

"E a meu povo ensinarão a distinguir entre o santo e o profano, e o farão discernir entre o impuro e o puro."
Ez 44.23

Como se ensina alguém sobre algo que se não discerne?

Como se aplica na prática um conhecimento que não está bem definido para nós?

Perguntas assim Deus estava sanando no capítulo 44 de Ezequiel, começando daqueles que faziam a expiação pelos pecados de todos, os sacerdotes.

No contexto salvífico do AT, o sacerdote era o canal de ligação entre a oferta e Deus.

Se eles não soubessem distinguir bem o que era santificado pela lei, ofereceriam sacrifícios profanos que ao invés de aplacar a ira de Deus, só a aumentaria.

Deus não receberia, a transgressão não seria perdoada e a ira divina cairia.

Hoje essa responsabilidade do sacrifício ideal foi feita pelo próprio Deus em Cristo crucificado.

Foi a maior oferta de paz, capaz de aplacar a ira de Deus contra os pecados de todos os que em Cristo crerem.

Já temos remissão pela santidade de Jesus, agora é só manter uma vida de santidade e aguardar Aquele que é Santo se manifestar.

Bom dia.

sexta-feira, 29 de março de 2019

Totalmente desnecessário

"Não dirás falso testemunho contra o teu próximo."
Dt 5.20

Como isso tem sido ignorado.

Tal "falso testemunho" se as pessoas realmente entendesse o que está escrito é "não conte mentiras sobre os outros".

Deus já alertava seu povo desde que o formou que a mentira corroeria os relacionamentos familiares, relacionamentos diretos e indiretos, que ela seria a ruína da nação israelita.

A ação demoníaca do diabo em semear seu fruto estragado sobre os homens e leva-los com isso a discórdia e desunião total, afastando todos diametralmente de Deus por meio de mentiras.

Muitas comunidades ainda hoje estão sofrendo ou sofrem com os falsos e mentirosos testemunhos que foram plantadas em seus âmagos.

Quantas denominações avessas ao Evangelho de Jesus não foram criadas fora da direção de Deus motivadas por falsos testemunhos entre os irmãos.

Jesus está as portas de sua volta para buscar a Igreja, e só levará o povo que nela estiver sem contendas, sem mentiras, buscando a verdade que salva.

Frase


"Perseguição é qualquer hostilidade experimentada como resultado da identificação de uma pessoa com Cristo."

Irmão André, fundador da organização denominada Portas Abertas.

quinta-feira, 28 de março de 2019

Identidade cristã

"Vós, que em outro tempo não éreis povo, mas agora sois povo de Deus; que não tínheis alcançado misericórdia, mas agora alcançastes misericórdia."
1 Pe 2.10

Existe uma tão grande "visão" sendo pregada por aí, onde as pessoas estão sendo tudo, menos cristãs.
Você pode ser o que você quiser ser... Sim, você pode tocar o shofar, Deus irá se agradar... Não, você pode ungir seu carro... e por aí vão as aberrações no meio evangélico.
As pessoas baseiam suas aspirações terrenas em coisas que não possuem amparo bíblico para dispensação da Igreja.

A identidade cristã genuína está sendo perdida em muitos lugares e por muitas pessoas que estão na ânsia do terreno, do material.

A Escritura nos diz que muitos são os chamados e poucos os escolhidos, talvez isso seja pelo fato de muitos atenderem ao chamado da salvação, mas não pelo Salvador propriamente dito e sim por desejos e convicções próprias.

Você que se diz servo do Senhor tem de estar debaixo do que o Senhor deixo como ensinamento. As pessoas estão atrás de "condutores cegos", homens que tem aproveitado que muitos não leem a Bíblia e criam todo um "folclore gospel" para conseguir o que seus nefastos desejos carnais querem.

Folclore, segundo a Wikipedia:
"é um gênero da cultura de origem popular, que representa a identidade social de uma comunidade através de atividades culturais que nasceram, individualmente ou coletivamente, e se desenvolveram com o povo transmitidos entre gerações."
Se é folclore o negócio, então não é bíblico!

Jesus mandou ungir algum tijolo? Guardar algum dia santo judeu? Fazer alguma campanha miraculosa com o número sete e com fogo no nome.

A ordem foi para sermos discípulos, sermos testemunhas, sermos santos! Tudo fora disso é furtar a identidade cristã de nosso ser.

Fiquemos com o que Jesus nos deu.

Devocional do Dia - Tudo será levado em conta

"E, se qualquer pessoa do povo da terra pecar por ignorância, fazendo contra algum dos mandamentos do Senhor, aquilo que não se deve fazer, e assim for culpada; ou se o pecado que cometeu lhe for notificado, então trará pela sua oferta uma cabra sem defeito, pelo seu pecado que cometeu, e porá a sua mão sobre a cabeça da oferta da expiação do pecado, e a degolará no lugar do holocausto. Depois o sacerdote com o seu dedo tomará do seu sangue, e o porá sobre as pontas do altar do holocausto; e todo o restante do seu sangue derramará à base do altar; e tirará toda a gordura, como se tira a gordura do sacrifício pacífico; e o sacerdote a queimará sobre o altar, por cheiro suave ao Senhor; e o sacerdote fará expiação por ela, e ser-lhe-á perdoado o pecado. Mas, se pela sua oferta trouxer uma cordeira para expiação do pecado, sem defeito trará. E porá a sua mão sobre a cabeça da oferta da expiação do pecado, e a degolará por oferta pelo pecado, no lugar onde se degola o holocausto. Depois o sacerdote com o seu dedo tomará do sangue da expiação do pecado, e o porá sobre as pontas do altar do holocausto; então todo o restante do seu sangue derramará na base do altar. E tirará toda a sua gordura, como se tira a gordura do cordeiro do sacrifício pacífico; e o sacerdote a queimará sobre o altar, em cima das ofertas queimadas do Senhor; assim o sacerdote por ele fará expiação dos seus pecados que cometeu, e ele será perdoado."
Lv 4.27-35

Na antiga aliança, haviam diversas classificações e tipos de ofensas contra o Senhor já estabelecidas.

Uma delas e, é bem interessante, é o "sacrifício por pecados da ignorância de qualquer pessoa".

O interesse despertado é que mesmo sem querer, sem saber a pessoa que cometia um pecado, algo precisava ser feito assim que se tornasse conhecido o erro.

O pecado pelo fato da ignorância do ato e depois do conhecimento dele, constituía-se numa ofensa a Deus tal como a de um assassino.

Pecado é pecado não importa o tamanho.

Todavia, Deus que não se alegra no castigo e nem no sofrimento do homem, deixa escrito como proceder para remissão do pecado.

Nós não precisamos mais de animais, pois já temos a remissão, a todos os que crêem e confessarem, no sangue de Cristo.

A única coisa efetiva para perdão total dos pecados é o sangue de Jesus, pois então, valorize isso na sua vida!

Bom dia.

quarta-feira, 27 de março de 2019

Uma grande responsabilidade

"Aquele que for irrepreensível, marido de uma mulher, que tenha filhos fiéis, que não possam ser acusados de dissolução nem são desobedientes.Porque convém que o bispo seja irrepreensível, como despenseiro da casa de Deus, não soberbo, nem iracundo, nem dado ao vinho, nem espancador, nem cobiçoso de torpe ganância;"
Tt 1.6-7

Paulo utiliza, nos originais gregos, as palavras "presbítero" e "bispo" de forma intercambiável (At 20.17,28; 1 Pe 5.1,2).

O vocábulo "presbítero" está mais ligado às qualificações (maturidade e experiência), ao passo que "bispo" tem mais a ver com as responsabilidades pastorais (zelar com carinho do rebanho de Deus).

A idoneidade do obreiro alçado ao presbitério ou episcopado tem de ser algo notório em meio a sociedade onde ele está.

O testemunho do mundo é de vital importância para o progresso do Evangelho, com o presbítero a frente, muitas vezes de congregações, trabalhos sociais, educacionais, seu exemplo na comunidade onde está inserido é primordial.

No que tange ao bispo é imprescindível o comprometimento com a "saúde espiritual" do rebanho, com a preocupação no ensino fiel as Escrituras e no combate as heresias dentro dos templos.

Fato é que, é um ocupação com um galardão tão especial que todo o esforço e sacrifício valem o esforço.
1 Pe 5.1-4 - "Aos presbíteros, que estão entre vós, admoesto eu, que sou também presbítero com eles, e testemunha das aflições de Cristo, e participante da glória que se há de revelar: apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente; nem por torpe ganância, mas de ânimo pronto; nem como tendo domínio sobre a herança de Deus, mas servindo de exemplo ao rebanho. E, quando aparecer o Sumo Pastor, alcançareis a incorruptível coroa da glória."

terça-feira, 26 de março de 2019

O susto é despertador

"Acautelai-vos..."
Mt 10.17a

Quem já passou por uma situação de susto sabe não sabe o que é fazer uma reavaliação de sua vida.

Somos muito reativos, só nos mobilizamos após a recebermos o impacto de algo, o aperto, ou até a situação de quase morte. Só aí nos despertamos para a realidade.

Nós lemos na Bíblia que virá o dia em que Jesus voltará e quem não estiver preparado irá ficar. Mas, então, qual a razão de muitos não reagirem a tal alerta mortal?

Será a falta de leitura da Bíblia?

Sim, isso é muito provável já que muitos possuem uma Bíblia, mas não á leem.

O Brasil está vivendo uma "explosão evangélica" por todos os cantos, mas o verdadeiro evangelho de Jesus não está acompanhando esse crescimento.

Estão pregando um evangelho que não condiz com o que Jesus deixou e fora transmitido pelos apóstolos e registrado pelos evangelistas.

Não se conhecem os falsos mestres pelos sinais, mas pelo que eles pregam!

O falso profeta do livro do Apocalipse também fará sinais prodigiosos, mas exaltará o anticristo.

Como seguem o povo tem seguido tais homens a não ser pela falta de leitura da Bíblia?

Que esse susto sirva para alguém repensar em sua vida.


Então tá então

"Há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte."
Pv 14.12

Como é fácil tomar uma decisão sem pensar no resultado.

Não necessita nenhuma habilidade específica, a não ser o imprudência.

Quantas coisas que não tomamos aos nossos olhos que buscamos em nosso coração e dizemos "isso é bom, vou fazer pois me dará o prazer que quero".

Engano!

O coração do homem é mal, seus intentos são maus e quem os alimentar escravo deles será.

Devemos buscar o conselho do Senhor, orar e não desfalecer, buscar até achar e bater até encontrar.

Nenhum dos que escolhem seus próprios caminhos imagina um fim trágico e desterrador. O pensamento é só o de vitória.

Entretanto, como obter então essa vitória fora dos caminhos, juízos e conselhos do Senhor?

Louco!

Colocar os caminhos nossos nas mãos do Senhor é o melhor que podemos fazer. São as melhores mãos.

segunda-feira, 25 de março de 2019

Necessidade de mudança

"E perguntou-lhe um certo príncipe, dizendo: Bom Mestre, que hei de fazer para herdar a vida eterna?Jesus lhe disse: Por que me chamas bom? Ninguém há bom, senão um, que é Deus. Sabes os mandamentos: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não dirás falso testemunho, honra a teu pai e a tua mãe. E disse ele: Todas essas coisas tenho observado desde a minha mocidade. E quando Jesus ouviu isto, disse-lhe: Ainda te falta uma coisa; vende tudo quanto tens, reparte-o pelos pobres, e terás um tesouro no céu; vem, e segue-me. Mas, ouvindo ele isto, ficou muito triste, porque era muito rico."
Lc 18.18-23

O jovem rico, como muitos outros ainda hoje, acham que não precisam mudar, pois suas "condutas" aos seus olhos são boas.

Como assim? Que obra podemos fazer que seja digna de salvação?

O jovem rico achava que sua conduta em cumprir a lei de forma mecânica lhe traria louvor diante de Deus.

Ele estava errado em agir e pensar nisso? Certamente que não!

As pessoas a frente da religião judaica ensinavam isso, viviam isso, cobravam isso uns dos outros, sendo assim aquele jovem fazia o que lhe fora ensinado a fazer.

Jesus vem justamente ensiná-lo o jeito certo, mas pelo que o texto apresenta já era tarde. Seu coração já estava enraizado profundamente nas coisas erradas.

Jesus não arrancou nenhuma daquelas "raízes", pois quem as plantou foi o próprio jovem e ele mesmo teria de decidir se as arrancaria ou não.

Nós que escolhemos se vamos seguir a Jesus do jeito Dele ou do nosso.

Só que, do nosso jeito não chegaremos nos céus. O nosso comportamento sem a presença Dele é que é o grande problema.

Portanto, aceite a mudança, arranque as raízes que lhe prendem a este mundo. Mude enquanto você pode e tem como mudar.

Jesus te espera diferente a ponto de o mundo não o reconhecer mais.

O mundo ensina um caminho semelhante ao que o jovem rico havia aprendido, que hoje busquemos o caminho de Jesus para nossa salvação.

domingo, 24 de março de 2019

Devocional do Dia - Nunca isso

"Porventura pode uma mulher esquecer-se tanto de seu filho que cria, que não se compadeça dele, do filho do seu ventre? Mas ainda que esta se esquecesse dele, contudo eu não me esquecerei de ti. Eis que nas palmas das minhas mãos eu te gravei; os teus muros estão continuamente diante de mim."
Is 49.15-16

O livro do profeta Isaías é também conhecido como "a Bíblia dentro da Bíblia".

Representativamente, são 66 capítulos, a revelação dada a Isaías abrange quase em sua totalidade os mesmos temas principais da Bíblia.

Nessa referência bíblica, Deus está asseverando que fará um restauração em Israel, por mais que alguns digam que Deus os esqueceu o Senhor faz a comparação entre o amor materno e o divino.

Hoje, contextualmente com a revelação bíblica somos o chamado "Israel espiritual", ou seja, somos por Jesus herdeiros das promessas como a no versículo 16 - "Eis que nas palmas das minhas mãos eu te gravei; os teus muros estão continuamente diante de mim."

Deus não se esquecerá de nenhum de seus filhos, por mais que pensemos que estamos desamparados, Ele não nos desampara.

Aproveite esse cuidado divino, adore e exalte o nome do Senhor que não te esquece.

Bom dia.

sábado, 23 de março de 2019

Uma oração de Ação de Graças

"Por esta razão, nós também, desde o dia em que o ouvimos, não cessamos de orar por vós, e de pedir que sejais cheios do conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e inteligência espiritual; para que possais andar dignamente diante do Senhor, agradando-lhe em tudo, frutificando em toda a boa obra, e crescendo no conhecimento de Deus; corroborados em toda a fortaleza, segundo a força da sua glória, em toda a paciência, e longanimidade com gozo; dando graças ao Pai que nos fez idôneos para participar da herança dos santos na luz; o qual nos tirou da potestade das trevas, e nos transportou para o reino do Filho do seu amor; em quem temos a redenção pelo seu sangue, a saber, a remissão dos pecados;"
Cl 1.9-14

Esse tipo de oração o interlocutor para com divindade expressa sua gratidão por alguma benesse recebida.

Esboça sua gratidão e alegria por ter sido agraciado com algum tipo de graça.

Será que temos da "ações de graças" a Deus pelo que Ele têm feito por nós?

E veja, não é a principal graça de Deus o dinheiro ou bens, mas sim a salvação vinda do Cristo na cruz.

Ser grato deve ser um exercício diário sobre como reconhecer que não somos nada além de pó diante do Senhor.

O mundo hodierno, soberbo e egocêntrico, só olha os seus feitos humanos, conquistas baseadas em gotas de suor, entretanto a obra humana por maior que seja finda com a morte.

A graça que gera ação de graças é a "Graça Salvadora" vinda de Deus por meio de Jesus.

Seja grato pelo que ele nós oferece de graça.

sexta-feira, 22 de março de 2019

Não é mérito nosso

"Segui o amor, e procurai com zelo os dons espirituais, mas principalmente o de profetizar."
1 Co 14.1

Ao buscar uma vida com a completa manifestação do Espírito em nós implica em exercermos o amor ao nosso semelhante com grande propriedade.

Os dons fazem parte da presença do Espírito em nós, eles como que "atestam" a habitação do Espírito Santo dentro de nós.

Só que o fato é que o buscar com zelo que Paulo diz é entender que não somos nós, é em nós, mas não somos nós.

Muitas pessoas vão buscando, zelando e Deus vai usando conforme seu divino propósito para o homem.

Entretanto, existe um ou outro que ao realizar pela manifestação do Espírito algum ato que remeta a Deus começa a crer que ela é quem opera.

É um engano muito comum e quantas pessoas que um dia foram usadas por Deus hoje estão se "vendendo" como "o grande pregador", "a grande cantora", quanta ilusão.

Se olharmos os escritos do Apocalipse, vemos que em determinado momento onde a igreja se achava superior, a melhor, Jesus estava do lado de fora querendo para dentro voltar.

Ainda há tempo, Jesus ainda está batendo, mas a decisão de abrir é de todo o que distante está de Jesus.

Zelar pelo dons é dar também a devida glória ao Senhor.

É necessário ter o nome no livro

"E não entrará nela coisa alguma que contamine, e cometa abominação e mentira; mas só os que estão inscritos no livro da vida do Cordeiro."
Ap 21.27

O maior esforço de nossa vida tem de nós levar a estar como o nosso nome no Livro da Vida do Cordeiro.

Tudo tem de conduzir, apontar e direcionar para um esforço total nosso de alcançarmos a privilégio de termos nossos nomes.

O que significa o nome de uma pessoa?

Nome é uma palavra que expressa alguma característica de um indivíduo ou circunstância de sua vida, pela qual ele é conhecido.

Traduzindo o nome representa o que somos diante de todos.

Então, nosso nome escrito no livro da vida significa que somos de Cristo e que não somos mais deste mundo, mas sim do vindouro.

Um bom nome vale mais do que dinheiro.

O nome escrito no livro da vida do Cordeiro vale a eternidade.

quinta-feira, 21 de março de 2019

Frase



"O diabo fará de tudo, até conseguir te provar, que o pecado é algo bom."

Não se iluda!

Devocional do Dia - A ordem é para marchar

"Então disse o Senhor a Moisés: Por que clamas a mim? Dize aos filhos de Israel que marchem."
Êx 14.15

Foi um exercício de fé colossal, acreditar que, Moisés, estendendo o seu cajado contra o mar ele se renderia a sua ação e o povo passaria a pés enxutos.

Uau!

Deve ter sido incrível vislumbrar as laterais do caminho de salvação com paredes de água.

Todavia, a ordem de Deus é que o povo marche, ande, avance, faça a sua parte, pois Deus já se encarregaria da Dele.

Quantas vezes nós queremos milagres, mas não queremos dar um passo de fé em sua direção.

Precisamos entender que temos que acreditar antes de ver, creditar a Deus a confiança de que tudo dará certo.

E, além do mais, o difícil sempre fica para Ele.

Não desanimes, não te espantes, não murmures!

O que Deus tem para realizar em nós é através de nós requer que acreditemos.

Eu creio e você?

Bom dia.

quarta-feira, 20 de março de 2019

Firmeza de palavras

"Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; Não, não; porque o que passa disto é de procedência maligna."
Mt 5.37

Muito se tem falado de moralidade e ética em dias tão corruptos e maus.

Só que olhando a posição conceitual de "moral e ético" do mundo nos deparamos com um grande relativismo situacional.

O "sim" de hoje pode ser o "não" de amanhã, desde que me convenha, desde que me satisfaça, desde que para mim esteja tudo certo.

Isso é maligno!

Pois, Deus, Aquele de quem não se zombam, é o parâmetro de moral e ética para o ser humano.

O que hoje sabemos de preservação da vida, aversão ao roubo e crime em si vem de parâmetros estabelecidos por Deus.

Como então quebra-los assim?

O diabo tem gerando no homem moderno, mais do que em qualquer outra época, a mentira de que ele não deve nada a Deus, ou até mesmo que o próprio Deus não existe.

Todo o cristão deve balizar suas respostas, até de maneira radical se preciso, conforme a revelação bíblica conhecida tanto no AT como no NT.

Não podemos acompanhar o mundo em seus ditames, devemos ser bíblicos.

terça-feira, 19 de março de 2019

Perfeição de Deus

"E, sobre tudo isto, revesti-vos de amor, que é o vínculo da perfeição."
Cl 3.14

O amor é o que nos liga a perfeição de Deus.

Ele é uma manifestação de Deus dentro de nós, nos tornando cada vez mais perfeitos como Ele é.

Quem manifesta o amor, manifesta uma característica de Deus em si, assim como os demais aspectos do fruto do Espírito.

Lembrando que aqui não é o amor que você sente pelo pai ou pela namorada.

É um amor altruísta, que espera o melhor sem expectativa alguma de retorno, esse é o amor de Deus.

O que então nos falta para alcançar tal perfeição senão aceitar a mudança que Deus tem para fazer em nós.

Sabactâni!

"E perto da hora nona exclamou Jesus em alta voz, dizendo: Eli, Eli, lamá sabactâni; isto é, Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?"
Mt 27.46

Sabactâni, palavra hebraica que quer dizer "me desamparaste".

É inimaginável, nosso pensamento não é capaz de assimilar o sofrimento que a separação de Deus pelo pecado da humanidade causou em Jesus.

Levamos uma vida onde não sentimos essa separação causada pelo pecado.

E sabe por quê?

O pecado "anestesiou" a consciência da humanidade a respeito de suas próprias falhas, algo como se nunca tivéssemos tido acesso algum a Deus.

Jesus levou os nossos pecados, toda a dor que deveríamos constantemente sentir Ele, sozinho, sentiu por amor de nós.

O que Ele passou foi para você não precisar passar.

Pense nisso.

segunda-feira, 18 de março de 2019

Ele tem cuidado de você

"Sejam vossos costumes sem avareza, contentando-vos com o que tendes; porque ele disse: Não te deixarei, nem te desampararei."
Hb 13.5

A avareza é um comportamento de quem não tem fé no cuidado divino.

O avarento sempre quer poupar ao extremo o que é seu, mas usufruir daquilo que é dos outros.

O cuidado excessivo com os bens é um mal terrível que aprisiona o homem a bens terrenos. E, isso é inversamente proporcional ao que o arrebatamento será para o cristão.

Creia que o teu Senhor tem cuidado sobre a sua vida, Ele não te deixa "passar fome", Ele não de deixa "mendigar".

Confie em teu Senhor, Ele tem cuidado de você.

domingo, 17 de março de 2019

Devocional do Dia - O melhor lugar do mundo

"Uma coisa pedi ao Senhor, e a buscarei: que possa morar na casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a formosura do Senhor, e inquirir no seu templo."
Sl 27.4

Pagamos alto preço para assistir shows.

Ficamos horas em pé numa fila ser formos receber alguma coisa.

Escolhemos ir a tantos lugares, ficamos em pé, no sol, da maneira que for necessária.

Entretanto, para muitos que se dizem cristão ir a igreja (templo) é um martírio.

"Onde já se viu, duas horas sentido no banco" isso é tipo do comentário que ouvimos de tais que tratam a casa de Deus como um sofrimento e não como um ponto de encontro entre Deus e seu povo.

Façamos como o salmista, assumamos que estaremos contigo no teu templo no meio do seu povo orando com alegria de coração ao Salvador.

Alegre-se na presença do Senhor, vá a Sua casa!

Bom dia.

sábado, 16 de março de 2019

Qual o propósito de quem faz isso?

"E por que me chamais, Senhor, Senhor, e não fazeis o que eu digo?"
Lc 6.46

que leva alguém a buscar algo que não quer em sua vida?

Talvez a pessoa que vive atrás de Jesus, mas que não quer obedece-Lo saiba.

Não adianta buscar Jesus se você não quiser o que Ele tem para dizer.

Isso vai doer, mas o que Jesus tem para nós pode não ser o que nós queremos de Jesus.

E não há como fugir dessa regra.

Se não aceitarmos hoje, amanhã Ele nos negará diante do Pai.

Tudo tem um tempo

"E o menino crescia, e se robustecia em espírito. E esteve nos desertos até ao dia em que havia de mostrar-se a Israel."
Lc 1.80

Tudo em nossa vida tem um tempo determinado, inclusive o nosso preparo para fazer a obra do Senhor.

João Batista nasceu, cresceu, foi adolescente, foi jovem e homem, foi para onde ninguém gostaria de ir - o deserto.

Na solidão do deserto ele encontrou na presença de Deus a capacitação necessária para ser o último dos profetas e precursor do Messias prometido.

Quanto tempo de deserto foi? Não sei e os evangelistas não contam.

Pouco ou muito foi o tempo que Deus usou para o preparar para seu desígnio natalício e maior missão.

Se alguém almeja fazer algo para Deus, deve almejar ser capacitado por Deus quanto tempo for necessário para ser preparado.

A nossa missão, entregue pelo próprio Cristo, não é menor que a de João. Pregar o Evangelho é a mais alta incumbência de um homem nessa terra.

Temos de deixar Deus nos quebrar e moldar da forma certa para sua obra.

Nem que isso implique estar em um deserto a sós com Deus.

quinta-feira, 14 de março de 2019

Conselho


Seja flexível, as vezes você terá de se adaptar as situações.

Devocional do Dia - Profecia

"Naquele tempo enviou Berodaque-Baladã, filho de Baladã, rei de babilônia, cartas e um presente a Ezequias; porque ouvira que Ezequias tinha estado doente. E Ezequias lhes deu ouvidos; e lhes mostrou toda a casa de seu tesouro, a prata, o ouro, as especiarias e os melhores ungüentos, e a sua casa de armas, e tudo quanto se achou nos seus tesouros; coisa nenhuma houve que não lhes mostrasse, nem em sua casa, nem em todo o seu domínio. Então o profeta Isaías veio ao rei Ezequias, e lhe disse: Que disseram aqueles homens, e de onde vieram a ti? Disse Ezequias: Vieram de um país muito remoto, de babilônia. E disse ele: Que viram em tua casa? E disse Ezequias: Tudo quanto há em minha casa viram; coisa nenhuma há nos meus tesouros que eu não lhes mostrasse. Então disse Isaías a Ezequias: Ouve a palavra do Senhor. Eis que vêm dias em que tudo quanto houver em tua casa, e o que entesouraram teus pais até ao dia de hoje, será levado a babilônia; não ficará coisa alguma, disse o SENHOR. E ainda até de teus filhos, que procederem de ti, e que tu gerares, tomarão, para que sejam eunucos no paço do rei da babilônia. Então disse Ezequias a Isaías: Boa é a palavra do Senhor que disseste. Disse mais: E não haverá, pois, em meus dias paz e verdade?"
2 Rs 20.12-19

O rei de Judá desprezou uma profecia divina trazida pelo profeta Elias, crendo que nada nunca aconteceria em seus dias de reinado.

Todavia, o que fora predito por Elias cumpriu-se anos depois quando Nabucodonosor sitiou Jerusalém, derrotou as defesas, levou os príncipes de Judá, a riqueza de seus cofres e os utensílios da Casa de Deus direto para o interior do reino Babilônico.

Deus mostra ao seu povo onde não errar, mas ele insiste em fazer de seu jeito, de sua cabeça e coração.

Quando pararmos de achar que sabemos de tudo e começarmos a ouvir a Deus de verdade, aí mudaram as coisas, o mal será evitado e o bem realizado.

Sempre aceitamos "o bem" de Deus, promessas então, nós satisfazem mesmo em meio a a vida toda errada.

Agora fale de juízo divino, a maioria corre, repreende, nega ou já arruma um culpado para ser sacrificado por todos.

Devemos entender que: "Deus falará o que precisamos e não o que queremos, se quisermos ir ao céus".

Deus é santo, e santos precisamos ser.

Bom dia.

quarta-feira, 13 de março de 2019

Não poderíamos pagar nessa vida

"Por isso o reino dos céus pode comparar-se a um certo rei que quis fazer contas com os seus servos; e, começando a fazer contas, foi-lhe apresentado um que lhe devia dez mil talentos; e, não tendo ele com que pagar, o seu senhor mandou que ele, e sua mulher e seus filhos fossem vendidos, com tudo quanto tinha, para que a dívida se lhe pagasse."
Mt 18.23-25

Jesus ilustra por que devemos perdoar sem limites.

O perdão que Deus nos concedeu, ao nos abençoar com o dom da salvação, é tão grandioso, que qualquer ofensa que outro ser humano venha a praticar contra nós torna-se irrisória, embora possa nos fazer sofrer por algum tempo.

Perdoar sempre dará mais espaço à plenitude divina em nossa alma.

O "talento" era uma medida de peso, usada para pesar ouro e prata, equivalente a cerca de 35 quilos.

Cada talento valia cerca de 6.000 denários!

O "denário" era uma moeda de prata que equivalia a um dia de trabalho braçal.

Ou seja:
  • 1 talento = 6.000 denários, ou dias trabalhados
Se considerarmos que o trabalhador em Israel trabalhasse 6 dias semanais pela Lei e que o ano era dividido em 360 dias conforme o calendário da época, logo:
  • 360 dias / 7 dias = 51,4 semanas
  • 51,4 semanas * 6 dias = 308,4 dias trabalhados
Considerando então, que, cada ano o trabalhador desconta 308,4 dias, temos:
  • 1 talento = 6.000 denários / 304,8 dias trabalhados por ano
  • 19,45 anos para pagar 1 talento
Sendo assim, a dívida do homem de 10.000 talentos:
  • 1 talento = 6.000 denários, ou dias trabalhados
  • 10.000 talentos = 60.000 denários ou dias trabalhados 
  • 10.000 talentos = 60.000 dias trabalhados / 304,8 dias trabalhados por ano
  • 196,8 anos para pagar 10.000 talentos
Considerando a expectativa da população da época do primeiro século na casa de 65 anos para homens e 70 anos para mulheres, isso sendo bem conservador.

Levando em consideração que um homem para ser adulto sua idade mínima estaria entre 20 e 21 anos e que o devedor seja já um homem maduro (40 anos) e a sua mulher (35 anos).

O tempo de trabalho útil de um homem até o fim de sua vida seria de 25 anos, de uma mulher 35 anos.

Para os filhos, considerando a média de 4,0 crianças por família e uma criança em idade de 20 anos com idade de trabalhar uns 45 para meninos (02 filhos) e 50 para meninas (02 filhas).

Seriam necessários dos anos úteis, então:
25 anos do Pai
35 anos da Mãe
90 anos dos 02 filhos
100 anos das 02 filhas
--------------------------------
250 anos úteis total
196,8 anos de pena pela dívida
--------------------------------
53,2 anos
Distribuídos por 04 filhos:
  • 53,2 anos / 04 filhos = 13,3 anos de sobra para cada
Conclusão

Ou seja, ainda que a saúde, natalidade, idade para maioridade, ainda assim consumiria até o fim a vida de uma família toda.

Cada filho já não teria vigor físico para realizar mais nada.

Esses filhos, provavelmente, não teria constituído família, ali terminaria a descendência de sua família.

Isso sem contar que, morrendo qualquer um dos componentes da família antes do pagamento total, a pena ficaria impagável.

Deus, finalmente, julgará a todos conforme seu amor longânimo e justiça severa; e espera de nós o mesmo senso de misericórdia (Tg 2.13).

O perdão de Deus é o grande diferencial em nossas vidas pela eternidade.