Páginas do J.A.

sexta-feira, 21 de setembro de 2018

Um pouco de conhecimento

Abominação Desoladora

Ato que causa revolta.

Em Dn 9.27; 11.31; 12.11 a referência é ao altar pagão que Antíoco Epífanes ou Epifânio(1), em 168 a.C., mandou construir sobre o altar do sacrifícios, que ficava em frente ao Templo.

Jesus, ao usar essa expressão, estava se referindo ao fato de que os soldados romanos iriam colocar no Templo e seus estandartes , nos quais haviam figuras de deuses pagãos (Mt 24.15).
Dn 9.27 - "E ele firmará aliança com muitos por uma semana; e na metade da semana fará cessar o sacrifício e a oblação; e sobre a asa das abominações virá o assolador, e isso até à consumação; e o que está determinado será derramado sobre o assolador."
Dn 11.31 - "E braços serão colocados sobre ele, que profanarão o santuário e a fortaleza, e tirarão o sacrifício contínuo, estabelecendo abominação desoladora."
Dn 12.11 - "E desde o tempo em que o sacrifício contínuo for tirado, e posta a abominação desoladora, haverá mil duzentos e noventa dias."
Mt 24.15 - "Quando, pois, virdes que a abominação da desolação, de que falou o profeta Daniel, está no lugar santo; quem lê, entenda;"
Nota:
1 - Antíoco IV Epifânio (Άντίοχος Έπιφανής, "que se manifesta com esplendor") (ca. 215 a.C. - 162 a.C.) foi um rei da dinastia Selêucida que governou a Síria entre 175 a.C. e 164 a.C. Terceiro filho do rei Antíoco III Magno, e irmão de Seleuco IV, após a derrota do seu pai pelos Romanos na Batalha de Magnésia (189 a.C.), viveu 14 anos como exilado em Roma, antes de se tornar rei com o acordo do senado romano, como vassalo de Roma. Após este episódio, Antíoco centrou a sua atenção na Judeia, que procurou helenizar (religião grega por adoção e mesmos fundamentos). No Templo de Jerusalém seria instalada uma estátua do deus grego Zeus, onde se sacrificava porcos, o que vai totalmente contra os costumes judaicos. O objectivo destas medidas era criar uma uniformidade cultural entre os súbditos do seu reino helênico vassalo a República Romana e sua religião românica e; ou helênica, que tinham os mesmos fundamentos, segundo a Bíblia. (https://pt.wikipedia.org/wiki/Ant%C3%ADoco_IV_Epif%C3%A2nio)

Nenhum comentário:

Postar um comentário