Páginas do J.A.

sexta-feira, 30 de junho de 2017

As Sete Igrejas da Ásia Menor

Biblioteca de Pérgamo
Pérgamo

Cidade da Mísia hoje chamada Bergama, sede de uma das sete igrejas da Ásia a que foram dirigidas as cartas apocalípticas.

Estava situada perto do rio Calco, e distante 32 km de sua foz. É um lugar célebre pelo fato de ali ter sido pela primeira vez preparado o pergaminho.

A cidade teve também uma biblioteca com cerca de 200 mil volumes, que depois foram levados para Alexandria. Segundo uma lenda Pérgamo era terra sagrada por ter ali nascido Júpiter.

Quando dominavam os reis atálicos, tornou-se Pérgamo uma cidade de templos, colégios e palácios reais, considerada e primeira cidade da Ásia. Um dos seus principais monumentos era o templo dedicado a Euculápio deus representado por uma figura de serpente.

Havia na cidade certo número de judeus que recebiam as rendas e ocupavam as terras sendo excluídos apenas os cargos públicos.

A acusação feita a cidade de Pérgamo de alguns de seus membros serem da escola de Balaão mostra que este de alguma maneira estavam seguindo o culto de Afrodite, muito em voga na cidade tendo sido os israelitas desencaminhados de igual modo por Balaão.

Pensamento


Nós até podemos nos esquecer do Amor de Deus por nós, todavia Ele não se esquece.

Boa sexta-feira.

Devocional do Dia - Ao que vencer

"... Ao vencedor, dar-lhe-ei do Maná escondido, bem como lhe darei uma pedrinha branca, e sobre essa pedrinha escrito um nome  é novo, o qual ninguém conhece, exceto aquele que o recebe."
Ap 2.17

Todas as vezes que alguém participa de uma competição, participa para ganhar.

Essa história do "importante é competir" é boa e acalenta os que não conseguem a vitória. Ninguém joga pelo empate ou para perder.

Até o segundo colocado é o perdedor mais bem qualificado. Contudo, ao falarmos daquilo que a prometido "ao que vencer" ou termos semelhantes, no Apocalipse são vários os pontos que citam glórias celestes ao vencedor.

Mas qual a diferença dessa campanha?

O vencedor de Apocalipse luta contra si mesmo, luta contra o diabo é contra o mundo. A luta é particular é individual, não tem segundo lugar. Ou você ganha ou não.

O fato é que quem luta tem o Senhor como seu "treinador", aconselhando, dando dicas e mostrando o caminho para vitória.

Somos do que vencedores em Cristo (Rm 8.37).

Bom dia.

quarta-feira, 28 de junho de 2017

Notícias Obra Missionária - SEARA-Itália

São José do Vale do Rio Preto, 28 de junho de 2017.

“Todo aspecto do trabalho deve ser feito com profundo senso de nossa própria insuficiência e total dependência de Cristo.” (Richard Baxter)

Amados irmãos e companheiros na obra missionária,

Que a graça e paz do nosso Senhor Jesus Cristo vos sejam multiplicadas.

Quero começar esta agradecendo o apoio, as orações e contribuições de todos os amados irmãos e igrejas. O vosso apoio tem sido muito importante para que possamos prosseguir avante na obra missionária.

Com a experiência adquirida ao longo de mais de quinze anos de envolvimento na obra missionária, estamos iniciando uma nova fase de nossas vidas que tem como objetivo auxiliar na Base em Semipa ajudando no preparo, capacitação e apoio das famílias missionárias que estão ou estarão servindo ao Senhor em vários campos missionários, como também aos mantenedores (igrejas e irmãos) no cumprimento de sua tarefa missionária, através do “Projeto Didáskō” (verbo grego que tem como significado “ensinar”, “instruir”, “treinar”).

Para que possam conhecer mais sobre esta nova fase de nossas vidas, estou enviando a cópia do nosso projeto junto com esta carta. Quem desejar também poderá acompanhar as nossas notícias através do blog do projeto: www.projetodidasko.blogspot.com.

Dentre as atividades que estou ou estarei desenvolvendo dentro deste projeto estão: a revisão, aprimoramento e ampliação dos Cursos de Capacitação Missionária e de Teologia de SEMIPA; preparação do Seminário “Minha Igreja na Grande Comissão”, que busca auxiliar as igrejas em todo processo de envolvimento e desenvolvimento da obra missionária; início do curso de inglês para os missionários de SEMIPA e outras pessoas da comunidade interessadas; desenvolvimento e organização de disciplinas para capacitação de futuros missionários de SEMIPA.

Além disso, tenho auxiliado em minha igreja local (IEADAC) na coordenação e supervisão de evangelismo e em outras atividades ministeriais.

As tarefas e os desafios são grandes, mas cremos que é Deus quem opera em nós “tanto o querer como o realizar, de acordo com sua boa vontade” (Fp 2.13). Gostaríamos de poder continuar contando com o apoio de todos os queridos irmãos.

Com relação a minha saúde, ainda estou aguardando uma vaga para fazer a cirurgia da remoção da vesícula. Estou seguindo uma dieta que ajudou a minimizar as dores, que continuam, mas agora estão moderadas.

Por favor, peço também que incluam em vossas orações a minha mãe e minha irmã que também têm enfrentado outros problemas de saúde e terão que passar por cirurgia. Obrigado a todos que tem orado pelo Matheus. Ele está se recuperando muito bem da cirurgia.

Somos imensamente gratos a todos que têm estado conosco na obra missionária. Muito obrigado a todos por segurarem as cordas da oração e contribuição.

Com gratidão,

Pr. Paulo Henrique e família

Uma realidade inegável

"Não sacrificarás ao SENHOR teu Deus, boi ou gado miúdo em que haja defeito ou alguma coisa má; pois abominação é ao SENHOR teu Deus. Quando no meio de ti, em alguma das tuas portas que te dá o Senhor teu Deus, se achar algum homem ou mulher que fizer mal aos olhos do Senhor teu Deus, transgredindo a sua aliança. Que se for, e servir a outros deuses, e se encurvar a eles ou ao sol, ou à lua, ou a todo o exército do céu, o que eu não ordenei, e te for denunciado, e o ouvires; então bem o inquirirás; e eis que, sendo verdade, e certo que se fez tal abominação em Israel, então tirarás o homem ou a mulher que fez este malefício, às tuas portas, e apedrejarás o tal homem ou mulher, até que morra. Por boca de duas testemunhas, ou três testemunhas, será morto o que houver de morrer; por boca de uma só testemunha não morrerá. As mãos das testemunhas serão primeiro contra ele, para matá-lo; e depois as mãos de todo o povo; assim tirarás o mal do meio de ti."
Dt 17.1-7

Não somos seres simples; somos bastante complexos.

E grande parte de nossos conflitos não cabem numa simples aplicação da lei.

O pecado vai se aprofundando e se desdobrando em diferentes formas.

Para tratar do ser humano é necessário, muitas vezes, mais do que bom-senso.

É necessário buscar orientação do Senhor. Ele enviou seu melhor especialista para ajudar o homem.

terça-feira, 27 de junho de 2017

As Sete Igrejas da Ásia Menor

Esmirna

Uma cidade da província romana da Ásia, na praia do mar Egeu, dentro da atual Turquia Asiática.

Havia uma colônia grega nas proximidades desdes tempos antiquíssimos, mais foi capturada e destruída pelos Lídios mais ou menos no fim do século VII a.C, e virtualmente deixou de existir até que foi fundada novamente em sua atual localização por Lisímaco, no começo do terceiro século a.C.

Desenvolveu-se até tornar-se uma das mais prósperas cidades da Ásia Menor. Era o porto natural da antiga rota comercial que atravessava a rota de Hermo, e seu interior era muito fértil.

Esmirna já era fiel aliada de Roma que o poder dos romanos se tivesse tornado supremo no mediterrâneo oriental. Sob o império era famosa por seu esplendor e pela magnificência de seus edifícios públicos.

Atualmente é a maior cidade da Turquia Asiática. O evangelho provavelmente chegou a Esmirna desde data bem recuada , presumivelmente tendo vindo de Éfeso.

O anjo da igreja em Esmirna foi quem recebeu a segunda das cartas às sete igrejas que ficavam na Ásia.

Tal como em outras cidades comerciais, a igreja encontrou oposição das partes dos judeus. A descrição de Cristo como alguém estivera morto mais revivera pode fazer alusão ao ressurgimento da cidade com nova prosperidade, depois de longo período de obscuridade.

A coroa da vida pode ter sido frase usada para fazer contraste com a coroa dada aos vitoriosos nos jogos. O apelo a fidelidade é uma exortação à igreja para que cumprisse , da maneira mais profunda possível , a reputação histórica da cidade.

Frase de Jesus

"Eu sou o caminho, a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim."
Jo 14.6

Não precisamos de muitas inovações, as vezes só isso basta.

segunda-feira, 26 de junho de 2017

Começar grande

Começar grande não garante grandeza!

Muitos empreendimentos que começaram em pompa e alardeavam a grandeza de seus feitos, terminaram trágica e vergonhosamente.

Cito o exemplo do RMS Titanic, o mais conhecido de todos os grandes lançamentos e maiores ainda decepções.

Quem nunca ouvia a história da incrível capacidade de não afundar do mesmo. Uma de suas maiores propagandas foi um dos custos de seu naufrágio.

Um bloco de gelo, um iceberg, veio e, pois, fim ao “maior triunfo” da engenharia náutica da aurora do século.

 Por outro lado, temos um dos maiores empreendimentos da história que foi gerido por um único homem, e colocado em prática por seus doze encarregados diretos.

Jesus início o trabalho de formação da Igreja na terra com doze apóstolos de diversos níveis e posições. Começou pequeno e dois mil anos depois ainda está expandindo e sem previsão de parar de crescer.


Devemos ter humildade de batalhar com pouco e ir crescendo na medida certa, até por que quem nasce grande é filhote de elefante...

Reflexão de Segunda-Feira


Existes conexões que só acontecerão se houver mudança de padrões.

A conexão com Deus carece de uma mudança de padrões de nossa parte para que aconteça.

Pense nisso e conecte-se!

Boa Semana.

domingo, 25 de junho de 2017

Devocional do Dia - Espírito Excelente

"E pareceu bem a Dario constituir sobre o reino cento e vinte príncipes, que estivessem sobre todo o reino; E sobre eles três presidentes, dos quais Daniel era um, aos quais estes príncipes dessem conta, para que o rei não sofresse dano. Então o mesmo Daniel sobrepujou a estes presidentes e príncipes; porque nele havia um espírito excelente; e o rei pensava constituí-lo sobre todo o reino."
Dn 6.1-3

Nos dias após a queda do Império Babilônico, ascende um novo império sobre a terra, o Medo-Persa.

Era um império, o maior até então, possuía a incrível quantia de 127 província, as satrapias ou como chamamos hoje de estados com um governante cada, o sátrapa.

Para se comparar, a atual República Popular da China têm 22 províncias.

Cara sátrapa era um homem importante do império, príncipes, políticos, sacerdotes, heróis de batalha e Daniel.

Em meio a tantos homens importantes em Daniel resplandeceu um Espírito Excelente, destacando a Daniel em sabedoria e habilidade governamental.

De onde provinha tal espírito?

Da sua comunhão com com Deus.

Daniel era servo do Senhor antes de qualquer cargo ou função. Agindo assim ele sabia que Deus sendo o primeiro, tudo que viesse depois seria segundo Seu querer.

Quer um espírito de excelência?

Coloque Deus em primeiro na sua vida.

Bom dia.

sábado, 24 de junho de 2017

As Sete Igrejas da Ásia Menor

Éfeso

Cidade situada na região da Ásia Menor, as margens do rio Caístro a cerca de uns 10 km de sua foz.

Era uma cidade livre, centro da administração romana, na qual havia muitos judeus. Essa povoação era muito famosa pelo templo de Ártemis (Diana), de extrema magnificência e com imensos tesouros, considerado como uma das maravilhas do mundo.

Esse templo tinha 130 m de comprimento por 67 m de largura e era adornado com pinturas e estátuas. Foi incendiado no dia em que Alexandre, o Grande, nasceu e por algum tempo ficou em ruínas.

A Biblioteca de Celso em Éfeso

Alexandre ofereceu-se para reconstruí-lo se os efésios pôr no novo edifício uma inscrição que indicasse o nome do bem feitor. O oferecimento foi recusado, e os próprios habitantes reedificaram o templo com maior magnificência que a anterior.

As ruínas de Éfeso encontram-se perto da cidade turca de Kusadási - Anátolia.

Muitas das peças de mármore bem como as pedras preciosas, que se empregaram nas construções dos seus magníficos edifícios foram levadas para Constantinopla e outras grandes cidades situadas às margens do mediterrâneo, e a massa de toda aquela alvenaria serviu durante séculos, aos habitantes dos locais próximos.

O livro de Atos menciona duas visitas de Paulo a Éfeso. Na primeira vez ,quando se dirigia a Jerusalém, pregou no sábado na sinagoga, e Priscila e Áquila ficaram em sue lugar, aos quais pouco tempo depois, juntou-se Apolo. Quando Paulo visitou a cidade pela segunda vez, permaneceu ali por mais de dois anos, sendo a razão provável dessa demora, a importância do lugar, a sede principal da idolatria e grande centro de influência.

Os trabalhos de evangelização foram coroados por notáveis resultados, tanto na cidade como nas cidades circunvizinhas. Segundo uma tradição primitiva, João o evangelista e apóstolo, viveu em Éfeso no final de sua vida.

O sumário das referências bíblicas a Éfeso é a seguinte; situação do templo e a imagem de Diana, que sugeriram ilustrações a Paulo. Centro dos trabalhos de Paulo quando concluía sua segunda viagem. Foi o cenário do tumulto provocado pelos adoradores de Diana.

Ali Timóteo exerceu seu ministério e trabalharam também na obra do evangelho de Priscila e Áquila; e Tíquico e Trófimo.

Foi a residência de alguns discípulos de João Batista; de Onesíforo; de Alexandre; de Demétrio; dos filhos de Ceva; de Himeneu e Alexandre e finalmente de Fígeno e Hermodes.

sexta-feira, 23 de junho de 2017

Vitória sobre a Tentação 1-3

Você prevalece sobre a tentação? O que é tentação? Que a causa?

Precisamos entender que temos três grandes inimigos: Satanás, o mundo e a nossa carne.

Existem algumas palavras relacionadas com a tentação: cobiça, sedução e atração (Tg 1.15).

O diabo nunca vai colocar diante de você aquilo que não o atrai (Mt 4.1-11).

A tentação não vem de Deus (Tg 1.13).

Não se esqueça de que ninguém está imune a ela, pois o próprio Jesus foi tentado até o último suspiro (Mc 15.36,37).

A tentação gera o pecado que gera a morte (eterna) (Tg 1.15).

O salário do pecado é morte (Rm 6.23).

Matinho Lutero dizia que: "a tentação é como um pássaro, pois é impossível impedir que voe sobre sua cabeça, mas é possível impedi-lo de pousar e fazer ninho".

A prova precisa ser vencida para trazer benefícios aos que resistem (Tg 1.2-4).

Ela é permitida por Deus para lapidar os Seus; Satanás só pode agir com sua permissão e até onde Ele consente (1 Pd 1.6-7; Jó 1.8-12; Lc 22.31,32).

quinta-feira, 22 de junho de 2017

Uma falsa sensação

Quando adquirimos algo falso ou de procedência duvidosa, logo vem uma sensação de prazer e saciedade momentânea.

Contudo, a falsidade acarreta a baixa qualidade, a incerteza da durabilidade, a sensação de estar na moda, estar enturmado com a massa.

O diabo vive criando falsificações sobre tudo aquilo que Deus fez. Tem traído cada um de seus "consumidores", que crendo receber um bom produto, estão recebendo uma falsificação.

Vigie para que ninguém te engane (Mt 24.4).

Devocional do Dia - Até onde vai nossa fidelidade

"Em tudo isto Jó não pecou, nem atribuiu a Deus falta alguma."
Jó 1.22

Jó tinha qualidades dignas de atenção, ele em sua época era como se diz hoje "diferenciado".

Contudo, em diálogo espiritual Satanás questiona a veracidade da fidelidade de Jó.

Aqui entra uma lição teológica profunda, porque do sofrimento do justo?

Muitos se enfraquecem e dizem "o que eu fiz de errado para tantas provações?" O fato é que andar em justiça mostra a transformação espiritual em nós, e as provações atestam a veracidade desta transformação.

Outro ponto é quando levamos uma vida em santidade, o sofrimento é imposto a nós pelo inimigo de nossas almas, a fim de nos corromper através de reclamações. Jó depois de tudo não pecou, antes deu graças a Deus.

Agradeça a Deus em meio as dificuldades, isso mostra o valor de nossa fidelidade e amor ao Senhor.

Bom dia.

quarta-feira, 21 de junho de 2017

Você já está muito grandinho

"E eu, irmãos, não vos pude falar como a espirituais, mas como a carnais, como a meninos em Cristo. Com leite vos criei, e não com carne, porque ainda não podíeis, nem tampouco ainda agora podeis"
1 Co 3.1,2

Já está na hora de crescer irmão né, irmão?

Tem muito crente "grande" que ainda está querendo se passar por criança.

Irmãos temos de crescer na graça e no conhecimento todos os dias, não dá para ficar ignorando isso com medo das responsabilidades da vida e das espirituais.

O Senhor te chamou para que vades e deis fruto, só a planta que cresce dá fruto. Toda árvore já grande é mais difícil de ser arrancada por qualquer vento.

Para cumprir a ordem de Cristo temos de crescer.

Cresça hoje antes de ser arrancado amanhã.

terça-feira, 20 de junho de 2017

O que estamos buscando?

"E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração."
Jr 29.13

Muitos nos últimos dias têm buscado fama, dinheiro e poder, isso dentro das igrejas ou não.

Mas o que é cada uma destas faces:

Fama - Reputação, conceito; renome, celebridade. Se existe um desejo que tem consumido muitas pessoas ao longo da história tem sido esse. Generais, imperadores, monarcas, autoridades eclesiásticas, empresários, quase todo aquele que em algum momento desfrutou da glória por algum feito, por ela se apaixonou. Atualmente, os famosos "15 minutos de fama" tem criado aberrações mil, e vemos isso na mídia a todo o momento. Pseudo-artistas, modelos sem roupas, cantores de três acordes, o mais triste são os que se dizem cristãos e que tem convertido a glória de Deus para si. A fama de ser "o cara", o reconhecimento de ser o maioral tirou uma grande leva de anjos do céu no início, e tem tirado do caminho de lá muitos hoje que são apaixonados pelos flashes, pelas curtidas, pelos likes ... 

Dinheiro - O dinheiro é o meio usado na troca de bens, na forma de moedas ou notas (cédulas), usado na compra de bens, serviços, força de trabalho, divisas estrangeiras ou nas demais transações financeiras, emitido e controlado pelo governo de cada país, que é o único que tem essa atribuição. Ele comanda países, governa (atualmente) até recintos eclesiásticos. Ele compra a fama e o poder é oriundo dele. O dinheiro em si não é mal, mas a importância que se é depositada sobre ele é. Lutam, mutilam e matam para ter cada vez mais dinheiro, mulheres, homens e crianças são vendidos, usados, maltratados e depois descartados como se perdessem seu valor inerente. O dinheiro despreza o valor da alma do ser humano.

Poder - Do latim potere é a capacidade de deliberar arbitrariamente, agir e mandar e também, dependendo do contexto, a faculdade de exercer a autoridade, a soberania, o império. Poder possuí também uma relação direta com capacidade de se realizar algo, aquilo que se "pode" ou que se tem o "poder" de realizar ou fazer. O poder acaba sendo uma consequência dos outros dois (fama e dinheiro). O poder materializa-se sobre o ato da fama dizer quem "eu sou" e o dinheiro dizer "quem está pagando". O poder é uma coisa boa, pois ele conduz a ordem a todos na medida certa, mas a perversão do homem tem distorcido a noção de poder para tirania. Onde o poder é imposto a força para fazer apenas a vontade um só.

Como cristãos e cidadãos honestos devemos buscar ao Senhor, Ele é o parâmetro que nós precisamos. Muitos, como citado ao início, estão buscando tais coisas na vã esperança de alcançarem tudo o que procuram, mas fica um alerta.

Estas três coisas são recebidas nessa terra!!!! Portanto, a glória aqui recebida fica, quem aqui recebe não irá aos céus e nem receberá nada de lá.

Que direcionemos nossa busca as coisas que são do alto.

Reflexão - Tem de trocar

Quantas vezes estamos dispostos a "remendar" as coisas que já estão condenadas?

Ficamos patinando, lutando com coisas que já estão condenadas.

Sabe o motivo de não termos coisas novas?

Não nos desapegarmos das coisas velhas e estragadas!

Pense nisso, você tem uma nova vida em Cristo, então, não fique correndo atrás das coisas velhas e já passadas.

Viva a novidade de Cristo hoje!

Bom dia.


segunda-feira, 19 de junho de 2017

Você pode, mas não deve

"Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma. Os alimentos são para o estômago e o estômago para os alimentos; Deus, porém, aniquilará tanto um como os outros. Mas o corpo não é para a fornicação, senão para o Senhor, e o Senhor para o corpo. Ora, Deus, que também ressuscitou o Senhor, nos ressuscitará a nós pelo seu poder. Não sabeis vós que os vossos corpos são membros de Cristo? Tomarei, pois, os membros de Cristo, e os farei membros de uma meretriz? Não, por certo. Ou não sabeis que o que se ajunta com a meretriz, faz-se um corpo com ela? Porque serão, disse, dois numa só carne. Mas o que se ajunta com o Senhor é um mesmo espírito. Fugi da fornicação. Todo o pecado que o homem comete é fora do corpo; mas o que fornica peca contra o seu próprio corpo. Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus."
1 Co 6.12-20

A retórica de Paulo em combate aos seus perseguidores e inimigos, seus e do evangelho, era que os coríntios mesmo convertidos a Cristo poderiam fazer o que quisessem, quando e como quisessem.

Isso é uma blasfêmia contra o sacrifício de Cristo, pois seu sacrifício nos libertou da escravidão do pecado (Gl 5.1), mas uma vez liberto não posso mais voltar as práticas da escravidão do pecado.

Podemos fazer o que quisermos então?

Sim, podemos tudo, só que não posso me deixar dominar por aquilo que é mal. O domínio próprio é um dos atributos dados por Deus para ajudar o homem a refrear a natureza da carne. O livre arbítrio dado por Deus é claro e objetivo, tanto que Jesus só será o salvador que quem quiser que Ele seja o seu salvador. O Espírito Santo vem e fala o homem de tudo (Jo 16.7-11), o homem aceita ou não.

É uma questão de consciência?

Claro que é! Se você foi liberto de velhas práticas que te conduziam ao inferno por qual razão então voltar a fazê-las? Ou, se eu sei que algo me era imposto e isso é ruim, por qual razão agora sem mais essa imposição eu vou continuar a fazer?

Essa consciência tem de estar em nós, pois a salvação da minha alma depende da minha escolha em buscar a santificação ou me entregar ao pecado de novo e estar sujeito a ser consumido pelo meu pecado (Rm 1.24).

Não tem como servir a dois senhores (1 Rs 18.21), ou escolhemos a escravidão com o diabo (isso mesmo é ele) ou fiquemos com aquele que nos libertou e nos deu liberdade de escolher.

Juízo

Ainda há uma coisa muito importante nesse contexto, o juízo.Toda escolha tem uma consequência e um juízo atrelado a ela. Não adianta correr depois de escolher, pois aquilo que plantarmos, colheremos (Gl 6.7).

Vigiemos, já estamos livres, já estamos justificados, já estamos nos preparando para o céu. Não deixe qualquer coisa te prender a terra.

Reflexão de Segunda-Feira


Muitos têm ou estão tentado fazer "mágica", mas mágica não existe.

Pense nisso.

Boa Semana.

domingo, 18 de junho de 2017

Devocional do Dia - O Descanso Final

"E veio a mim um dos sete anjos que tinham as sete taças cheias das últimas sete pragas, e falou comigo, dizendo: Vem, mostrar-te-ei a esposa, a mulher do Cordeiro. E levou-me em espírito a um grande e alto monte, e mostrou-me a grande cidade, a santa Jerusalém, que de Deus descia do céu. E tinha a glória de Deus; e a sua luz era semelhante a uma pedra preciosíssima, como a pedra de jaspe, como o cristal resplandecente. E tinha um grande e alto muro com doze portas, e nas portas doze anjos, e nomes escritos sobre elas, que são os nomes das doze tribos dos filhos de Israel. Do lado do levante tinha três portas, do lado do norte, três portas, do lado do sul, três portas, do lado do poente, três portas. E o muro da cidade tinha doze fundamentos, e neles os nomes dos doze apóstolos do Cordeiro. E aquele que falava comigo tinha uma cana de ouro, para medir a cidade, e as suas portas, e o seu muro. E a cidade estava situada em quadrado; e o seu comprimento era tanto como a sua largura. E mediu a cidade com a cana até doze mil estádios; e o seu comprimento, largura e altura eram iguais. E mediu o seu muro, de cento e quarenta e quatro côvados, conforme à medida de homem, que é a de um anjo. E a construção do seu muro era de jaspe, e a cidade de ouro puro, semelhante a vidro puro. E os fundamentos do muro da cidade estavam adornados de toda a pedra preciosa. O primeiro fundamento era jaspe; o segundo, safira; o terceiro, calcedônia; o quarto, esmeralda; O quinto, sardônica; o sexto, sárdio; o sétimo, crisólito; o oitavo, berilo; o nono, topázio; o décimo, crisópraso; o undécimo, jacinto; o duodécimo, ametista. E as doze portas eram doze pérolas; cada uma das portas era uma pérola; e a praça da cidade de ouro puro, como vidro transparente. E nela não vi templo, porque o seu templo é o Senhor Deus Todo-Poderoso, e o Cordeiro. E a cidade não necessita de sol nem de lua, para que nela resplandeçam, porque a glória de Deus a tem iluminado, e o Cordeiro é a sua lâmpada. E as nações dos salvos andarão à sua luz; e os reis da terra trarão para ela a sua glória e honra. E as suas portas não se fecharão de dia, porque ali não haverá noite. E a ela trarão a glória e honra das nações. E não entrará nela coisa alguma que contamine, e cometa abominação e mentira; mas só os que estão inscritos no livro da vida do Cordeiro. E mostrou-me o rio puro da água da vida, claro como cristal, que procedia do trono de Deus e do Cordeiro. No meio da sua praça, e de um e de outro lado do rio, estava a árvore da vida, que produz doze frutos, dando seu fruto de mês em mês; e as folhas da árvore são para a saúde das nações. E ali nunca mais haverá maldição contra alguém; e nela estará o trono de Deus e do Cordeiro, e os seus servos o servirão. E verão o seu rosto, e nas suas testas estará o seu nome. E ali não haverá mais noite, e não necessitarão de lâmpada nem de luz do sol, porque o Senhor Deus os ilumina; e reinarão para todo o sempre." 
Ap 21.9 - 22.5

Já percebeu que em dia de chuva você entra em um veículo e em poucos minutos lá dentro o vidro fica embaçado?

Você já não vê nada fora do carro, por mais belas que semas as paisagens. Existe a questão da diferença de temperatura, e o vidro das janelas é a divisão das temperaturas. Sobre ele, pelo lado de dentro, aconteceu a condensação do ar gasoso para água. Pois, quando nosso ser está com a "temperatura espiritual" diferente começamos a "condensar".

Aqui no caso essa "condensação" representa o pecado, ele embaça a nossa visão e não podemos mais "ver" o que nos foi dado como promessa.

Só consegue almejar a Cidade Santa quem não está "embaçado" pelo pecado.

Limpe seu "vidro", purifique-se e veja o que o Senhor tem preparado para os Seus.

Bom dias.

sábado, 17 de junho de 2017

Cinco Juízos Revelados

A Bíblia nos fala de cinco juízos que estão inseridos no desenrolar do plano divino revelado nas Escrituras Sagradas.

1º Juízo - Calvário
1. Sujeitos - Crentes com respeito ao pecado
2. Lugar - Calvário
3. Tempo - 30 d.C.
4. Base do Julgamento - A obra consumada por Cristo
5. Resultado - Morte de Cristo
Nota: Justificação para o pecador que crê em Cristo, Rm 10.4; Gl 3.13; 1 Pe 2.24; Jo 5.24.
2º Juízo - Tribunal de Cristo
1. Sujeitos - Crentes com respeito à suas obras
2. Lugar - Ares, Ap 22.12
3. Tempo - Após o arrebatamento da Igreja
4. Base do Julgamento - As obras de cada um
5. Resultado - Recompensa ou perda da recompensa
Nota: Galardão para o crente que serviu ao Senhor, 1 Co 3.12-15; 2 Co 5.10; Rm 14.10.
3º Juízo - Grande Tribulação
1. Sujeitos - Os Judeus
2. Lugar - Jerusalém e vizinhança
3. Tempo - Após o arrebatamento da Igreja
4. Base do Julgamento - Rejeição por Israel de Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo.
5. Resultado - Conversão de Israel, aceitando Jesus como seu Messias.
Nota: Nos dias de Samuel, Israel rejeitou a Deus como Pai, 1 Sm 8.7; nos dias de Jesus, rejeitou a Deus como Filho, Lc 23.18 e nos dias de Estevão, rejeitou à Deus como Espírito Santo, At 7.51,54-60.
4º Juízo - Julgamento das Nações
1. Sujeitos - As Nações
2. Lugar - O Trono da sua Glória, Mt 25.31,32
3. Tempo - Final da Grande Tribulação
4. Base do Julgamento - A maneira que trataram os irmãos de Jesus, Mt 25.33-40
5. Resultado - Algumas nações salvas entrarão para o Milênio, outras serão destruídas.
Nota: Cuidado para não confundir este juízo com o Juízo do Trono Branco. Neste não haverá ressurreição, no Trono Branco haverá; neste haverá três classes: ovelhas, bodes e irmãos e no Trono Branco só uma: os mortos. Este será antes do Milênio e o Trono Branco, após o Milênio. Faça um estudo comparativo entre Mt 25.31-46 e Ap 20.11-35.
5º Juízo - Juízo Final
1. Sujeitos - Os mortos ressuscitados
2. Lugar - Diante do Trono Branco
3. Tempo - Final do Milênio
4. Base do Julgamento - As obras resultantes de vidas sem temor à Deus.
5. Resultado - Lançado no Lago de Fogo para sempre.
Nota: Os iníquos serão julgados com respeito a seus atos, os pormenores dos quais estão arquivados no céu. A Bíblia nos fala de vários livros, como: O Livro da Consciência, Rm 2.15; O Livro da Natureza, Sl 19.1-4; O Livro da Lei, Rm 2.12; O Livro do Evangelho, Rm 2.16; Jo 12.48; O Livro das Memórias, Lc 16.25; O Livro da Vida, Ap 20.12.
Quando findar este juízo, o Diabo e os seus anjos, bem como todos os injustos de todos os séculos estão no Lago de Fogo e o universo será purificado de todo o mal e a justiça reinará triunfante sobre a Terra. Aleluia!