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sábado, 7 de fevereiro de 2015

A biblioteca do Apóstolo Paulo

Se fossemos fazer uma biblioteca somente com os escritos do apóstolo Paulo teríamos:

Ordem Bíblica*

1º - Carta aos Romanos (Entre 55 a 57 d.C.)
2º - 1ª Carta aos Coríntios (Aproximadamente 55 d.C.)
3º - 2ª Carta aos Coríntios (55 d.C.)
4º - Carta aos Gálatas (49 d.C.)
5º - Carta aos Efésios (Entre 60 e 62 d.C.)
6º - Carta aos Filipenses (61 d.C.)
7º - Carta aos Colossenses (Entre 53 a 55 d.C.)
8º - 1ª Carta aos Tessalonicenses (50 ou 51 d.C.)
9º - 2ª Carta aos Tessalonicenses (51 d.C.)
10º - 1ª Carta a Timóteo (Entre 62 a 64 d.C.)
11º - 2ª Carta a Timóteo (64 a 68 d.C.)
12º - Carta a Tito (62 a 64 d.C.)
13º - Carta a Filemon (60 d.C.)
14º - Carta aos Hebreus** (64 d.C.)

Ordem Cronológica

Carta aos Gálatas (49 d.C.)
1ª Carta aos Tessalonicenses (50 ou 51 d.C.)
2ª Carta aos Tessalonicenses (51 d.C.)
Carta aos Colossenses (Entre 53 a 55 d.C.)
1ª Carta aos Coríntios (Aproximadamente 55 d.C.)
2ª Carta aos Coríntios (55 d.C.)
Carta aos Romanos (Entre 55 a 57 d.C.)
Carta a Filemon (60 d.C.)
Carta aos Filipenses (61 d.C.)
Carta aos Efésios (Entre 60 e 62 d.C.)
1ª Carta a Timóteo (Entre 62 a 64 d.C.)
Carta a Tito (62 a 64 d.C.)
Carta aos Hebreus* (64 d.C.)
2ª Carta a Timóteo (64 a 68 d.C.)

* - Até boa parte do século XVI, as Bíblias eram publicadas somente com os capítulos. Foi assim, por exemplo, com a Bíblia que Lutero traduziu para o Alemão, por volta de 1530. A primeira Bíblia a ser publicada incluindo integralmente a divisão de capítulos e versículos foi a Bíblia de Genebra, lançada em 1560, na Suíça. Os primeiros editores da Bíblia de Genebra optaram pelos capítulos e versículos vendo nisto grande utilidade para a memorização, localização e comparação de passagens bíblicas. Em Português, a primeira edição do Novo Testamento de João Ferreira de Almeida (1681) foi publicada com a divisão de capítulos e versículos.

** - Em grande consenso se tem a Carta aos Hebreus como um Epístola Geral, no entanto tem uma corrente teológica que atribui a Paulo a autoria de Hebreus devido a profundeza do conhecimento da história do Pentateuco (Torah), da revelação exposta e do estilo literário e estrutural muito parecido com os de seus demais escritos.

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