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quarta-feira, 1 de agosto de 2012

USOS E COSTUMES DOS TEMPOS BÍBLICOS


EDUCAÇÃO - Educação Judaica

Quando o povo judeu saiu do deserto e entrou em Canaã, eles não tinham um sistema educacional organizado. Esse sistema desenvolveu-se à medida que a sua civilização progrediu, sofrendo as influências das práticas das nações circunvizinhas.

No início, portanto, a educação estava centrada no lar. Era responsabilidade da mãe educar tanto os filhos como as filhas durante os três primeiros anos (provavelmente até o desmame). Ela ensinava às filhas os deveres domésticos durante toda a infância delas.

A partir dos três anos de idade, os meninos aprendiam a lei com o pai, e os pais ficavam também  responsáveis por ensinar um ofício aos filhos. Um rabino disse certa vez: "O pai que não ensina ao filho um ofício útil está educando-o para ser ladrão". Jesus não era só o filho do carpinteiro (Mt 13.55), mas também o carpinteiro (Mc 6.3). Isso explica porque havia grupos de trabalhadores em linho e oleiros morando no mesmo lugar (1Vr 4.21-23). As meninas podiam vir a ter uma profissão, trabalhando talvez como parteiras (Êx 1.15-21) e cantoras (Ec 2.8).

A educação era basicamente religiosa, capacitando as crianças a compreenderem a natureza de Deus pelo que Ele fizera e o que Ele exigia na lei. Deuteronômio 6 é uma passagem -chave: as palavras do shema (credo): "Ouve, Israel, o Senhor teu Deus é o único Senhor. Amarás pois o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu poder (vv. 4.5), deviam ser ensinadas, discutidas, usadas na adoração para declarar simbolicamente que elas faziam parte da mente e da conduta, e usadas como um lembrete toda vez em que se entrava ou saía de casa (Dt 6.4-9; veja Sl 121.8). As crianças eram estimuladas a fazer perguntas sobre as festas (Êx 12.26; Dt 6.20-25), mostrando-lhes objetos que desconhece (Êx 13.14,15; Js4.6). Dessa forma tornava-se natural ensinar a elas os atos de Deus.

Quando os santuários começaram a fazer parte da vida do povo judeu, é bem possível que as pessoas que trabalhavam neles tivessem começado a prover algum tipo de educação formal. Samuel estava sendo provavelmente ensinado por Eli, sacerdote de Siló (1Sm 1.24). O próprio Samuel estabeleceu uma escola de profetas em Ramá (1Sm 19.18-21), e algumas escolas teológicas vieram a surgir mais tarde (2Rs 2.5-7; Is 8.16). Essa é o origem da prática de chamar o sacerdote de "pai". Ele exercia o papel de pai ao ensinar as crianças (2Rs 2.3,12).

Escrever história era importante nesses centros. Emboras as pessoas ainda ouvissem a leitura da lei (Dt 31.9-11) havia agora um número considerável de indivíduos que sabia ler e escrever. Juízes 8.14 conta como um jovem pôde escrever uma lista de nomes para Gideão. Quando Ezequias construiu um túnel de água sob a cidade de Jerusalém, os trabalhadores que fizeram serviço souberam escrever uma inscrição na parede no lugar em que os operário vindos das duas direções se encontraram. A escrita era quase sempre feita à tinta, sobre pedações de cerâmica (ostraco). As penas eram feitas de bambu aguçado para formar uma ponta ?(Jr 17.1). A tinta era feita de fuligem, resina, óleo de oliva e água.


Pb. Donizeti (Um servo do Senhor Jesus a serviço do reino de Deus)

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