Páginas do J.A.

sábado, 17 de março de 2012

Professor da E.B. – Recursos Didáticos 2/8

Os recursos didáticos e os sentidos

comeniusJoham Amos Comenius, o pai da didática moderna, há séculos, já destacava a importância da utilização dos recursos audiovisuais como meios de estimular  os sentidos, facilitando a a aprendizagem. Ensina-nos o insigne educador: “Associe-se sempre o ouvido à vista, a língua à mão; ou seja, não apenas se narre aquilo que ser quer fazer aprender para que chegue aos ouvidos, mas represente-se também graficamente para que ser imprima na imaginação por intermédio dos olhos”.

(…) “Exercitem-se primeiro os sentidos das crianças, depois a memória, a seguir a inteligência, e por fim o juízo. Todos esses exercícios devem ser feitos um após o outro, gradualmente, pois o saber começa a partir dos sentidos. E, através da imaginação, passa para a memória, e depois, pela indução a partir das coisas singulares, chega à inteligência das coisas universais, e finalmente, acerca das coisas bem entendidas, emite o juízo, o que permite chegar à certeza da paciência”.

(…) “Efetivamente nada pode ser objeto da inteligência que primeiro não tenha sido objeto dos sentidos. A mente recebe dos sentidos matéria de todos os seus pensamentos e não pode desempenhar a função de pensar senão por meio de sensação interna, ou seja, contemplando as imagens abstraídas das coisas”.

De fato, a criança aprende mais facilmente quando seus cinco sentidos são estimulados. Uma ou mais dessas faculdades estarão sempre presentes em qualquer experiência de aprendizagem, e quanto maior o número de sentidos forem envolvidos, tanto mais eficiente será a aprendizagem.

Portanto, é necessário oferecer oportunidade para a criança ver, ouvir, apalpar, saborear e cheirar. Essas experiências podem estar intimamente relacionadas às verdades espirituais que queremos ensinar. Por exemplo: experimentar um alimento típico das terras bíblicas, sentir o aroma de uma flor, de uma fruta. Ver figuras, fotos, gravuras, bonecos, objetos, mapas. Ouvir histórias, músicas, textos bíblicos, narrativas, conversas etc. Quanto mais apelarmos aos cinco sentidos de nossos alunos, mais eficaz será o nosso ensino.

Para nossa reflexão:

Segundo dados divulgados pela UNESCO, a fixação do aprendizado é, em regra, de 30% para o que se ouve, 40% para o que se vê; 50% para o que se ouvê; 70% para o que se faz, ou seja, aquilo de que se participa diretamente.

____________________________

A próxima é Professor da E.B. – Recursos Didáticos 3/8

Nenhum comentário:

Postar um comentário