Páginas do J.A.

terça-feira, 6 de março de 2012

Professor da E.B. – A necessidade da determinação de objetos didáticos 4/5

Formulação de Objetivos Operacionais

Como formular objetivos operacionais? Quais são os verbos mais apropriados? Antes de o professor formular seus objetivos em termos comportamentais, é conveniente que faça algumas reflexões: "Qual é sua intenção quando diz que seu aluno precisa aprender algo? Que ele enumere, solucione ou planeje?

Sugerir simplesmente que ele “saiba” indica muito pouco, porque a palavra tem várias significados. Enquanto o professor não indicar o sentido do “saber” em termos que o aluno deve ser capaz de fazer, terá dito muito pouco. Logo, o objetivo que comunica melhor é aquele que descreve a atuação que se espera do aluno, expresso com tal clareza que evite más interpretações. Ao formular seus objetivos, o professor deverá levar em consideração as seguintes questões:

imagea) O que o aluno deve ser capaz de dizer?

b) Em que condições deve fazê-lo?

c) Quão bom deve ser o desempenho para ser considerado satisfatório?

Segue uma relação de verbos apropriados para a elaboração de objetivos operacionais na tabela ao lado.

Os objetivos são úteis na implementação e avaliação do ensino.

Isso porque indicam o conteúdo e os procedimentos que levam à aprendizagem bem-sucedida, ajudam a dispor desse processo de aprendizagem e preparam os meios para descobrir seus resultados.

Como esperar resultados específicos sem a determinação de objetivos também específicos?

A formulação de objetivos didáticos é fundamental para qualquer atividade docente.

Se não há objetivos, não há também o que esperar.

____________________________

A próxima é Professor da E.B. – A necessidade da determinação de objetos didáticos 5/5

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário