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domingo, 26 de fevereiro de 2012

Professor da E.B. – Aptidões Especificas

personSão atributos ou qualidades pessoais que exprimem certa disposição natural ou potencial para um determinado tipo de atividade ou trabalho. São características específicas da personalidade que geralmente completam o quadro com a vocação e que, quando cultivadas, asseguram a capacidade profissional do indivíduo. Para o magistério, as aptidões mais importantes são as seguintes:

a) Saúde Física e Equilíbrio Mental

O ideal é que o mestre desfrute de plena saúde física, orgânica. É imprescindível ao professor cuidar-se através de uma alimentação balanceada, exercícios físicos, descanso, lazer e exames médicos periódicos. Uma pessoa que viva constantemente enferma não estará apta para as demandas do magistério. Equilíbrio mental e emocional é indispensável àquele que ensina e educa. Podes imaginar o estrago que um professor mentalmente desequilibrado faria a uma determinada classe?

b) Boa Apresentação

Há os que não concordam ou simplesmente ignoram, mas a boa apresentação do professor é extremamente importante para a assimilação do conteúdo didático. Como cativar a atenção de um aluno que não consegue deixar de reparar a negligente aparência de seu professor? Roupas amarrotadas, gravatas tortas no pescoço, cabelos desalinhados, unhas sujas, barba por fazer, maus odores e outros desleixos costumam despertar mais a atenção dos alunos que o conteúdo em si mesmo.

c) Órgãos de fonação, visão e audição em boas condições

Não significa que o mestre que tenha deficiências visuais, fonéticas ou auditivas não possa lecionar. Estamos falando do que é ideal. É obvio que o professor portador dessas deficiências terá mais dificuldades para desempenhar suas funções.

d) Boa Voz: firme, agradável, convincente

A voz do professor deve expressar sua convicção sobre tudo o que ensina. Há mestres que ao invés de pronunciar a palavra cheia, plena, completa, inteligível, costumam “espremê-las” ou “mastigá-las” pelos cantos da boca. Não é o caso de se ter uma voz bonita, aveludada ou sonora, como a de um barítono. mas, sim, de se esmerar a fim de que nossa mensagem seja agradável, convincente e plenamente compreensível.

Para sua reflexão: “Ser didático é, antes de tudo, ser simples, acessível, claro” – Rafael Grisi

e)Linguagem fluente, clara e simples

O tom de voz do professor deve ser igual ao da conversa e a forma de expressão deve ser o diálogo. A linguagem deve ser simples: não há necessidade de se usar frases rebuscadas. Deve ser direta, ou seja, ir diretamente ao assunto que está sendo tratado.

f) Confiança em si mesmo e presença de espírito, com perfeito controle emocional

Confiar em si mesmo não significa deixa de confiar primeiramente em Deus. Confiar no Senhor é imprescindível em todas as coisas. Porém, o mestre precisa acreditar em sua potencialidade, capacidade e condição para realizar o trabalho da melhor maneira possível.

Outras aptidões também importantes são: naturalidade e desembaraço; firmeza; perseverança; imaginação, iniciativa e liderança; habilidades de criar e manter boas relações humanas.

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Continua, Professor da E.B. – Prepara Especializado

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