Páginas do J.A.

quarta-feira, 31 de julho de 2019

Quatro motivos de John Owen para a vida de oração do pastor

John Owen entendeu as exigências e privilégios do ministério.

Em um valioso sermão pregado num culto de ordenação na sexta-feira de 8 de Setembro de 1682, ele expôs em termos desafiadores e práticos o que realmente é a tarefa do pastor.

Em sua mente, estava a necessidade urgente de ministros orarem.

Os quatro motivos da oração são:
A oração é a prova de que estamos cumprindo nossos deveres ministeriais plenamente: Owen está convencido de que a oração é inflexível, de que a oração é a medida de um homem verdadeiramente cumprindo o seu ministério. “Deixe-o pregar o quanto quiser, visitar o máximo que puder, conversar o quanto conseguir”, mas sem oração não há evidência de que ele esteja verdadeiramente cumprindo o seu ministério.
Este é o caminho pelo qual abençoamos nossas congregações: a habilidade do ministro de abençoar o seu povo não é autoritária (não é algo que ele administra), mas desejável e declarativa. A única maneira pela qual podemos ver a verdadeira bênção recair sobre o povo de Deus, é pedir-lhe que o conceda. Este é um ótimo motivo para orar.
Nenhum ministro no mundo pode manter o seu amor pela igreja se ele não ora por eles: o ministério pastoral significa que o pregador está em contato com as melhores e piores condutas e atitudes cristãs. Ele encontrará muitos motivos para o desencorajamento, à medida que pastoreia as almas dos que estão sob seus cuidados e “nada capaz de manter o seu coração com amor inflamado em relação a eles, se não estiver orando por elas continuamente”.
Deus nos ensinará o que devemos pregar ao nosso povo através da oração: orando pelos crentes, o pregador está constantemente trazendo à sua mente quais são as necessidades mais profundas da congregação, e isto, por sua vez, afeta o seu pensamento sobre o que ele pregará – ‘quanto mais oramos por nosso povo, melhor nos será instruído o que pregar a eles’.
Para muitos de nós, no ministério, o tempo e a aplicação à oração é a batalha mais difícil de todas, e as palavras de Owen nos dão grande incentivo para buscar a face de Deus em favor daqueles a quem ministramos – é crucial para a alegria de nossos corações, a saúde de nossas almas, a eficácia da nossa pregação e o bem dos nossos ouvintes.


Profanar

"Mas o Senhor está no seu santo templo; cale-se diante dele toda a terra."
Hc 2.20

Ao nos apresentar ao Senhor, em sua casa consagrada a Ele, santa e preparada para adoração, sem respeitar a santidade de Deus nos tornamos profanos.

Uma vez que vamos ao templo tudo o que lá fizermos impactará diretamente nossa vida espiritual.

Uma vez na lá se não nos colocarmos em sintonia com o Criador profanamos sua casa com pensamentos impuros, damos espaço para o tentador nos ludibriar estando nós dentro da casa do Pai.

Mas Deus permite isso?

Para responder a isso vamos a uma breve e superficial analise da história de Israel antes e durante o Messias.

Deus inúmeras vezes alertou os sacerdotes e próprio povo por meio dos profetas sobre a santidade de seu Templo e demais utensílios.

Reis e sacerdotes se prostituíram e fizeram o que era mal dentro do templo do Senhor. Trouxeram abominações e fizeram profanações gravíssimas.
Ez 8.5-18 - "E disse-me: Filho do homem, levanta agora os teus olhos para o caminho do norte. E levantei os meus olhos para o caminho do norte, e eis que ao norte da porta do altar, estava esta imagem de ciúmes na entrada. E disse-me: Filho do homem, vês tu o que eles estão fazendo? As grandes abominações que a casa de Israel faz aqui, para que me afaste do meu santuário? Mas ainda tornarás a ver maiores abominações. E levou-me à porta do átrio; então olhei, e eis que havia um buraco na parede. E disse-me: Filho do homem, cava agora naquela parede. E cavei na parede, e eis que havia uma porta. Então me disse: Entra, e vê as malignas abominações que eles fazem aqui. E entrei, e olhei, e eis que toda a forma de répteis, e animais abomináveis, e de todos os ídolos da casa de Israel, estavam pintados na parede em todo o redor. E estavam em pé diante deles setenta homens dos anciãos da casa de Israel, e Jaazanias, filho de Safã, em pé, no meio deles, e cada um tinha na mão o seu incensário; e subia uma espessa nuvem de incenso. Então me disse: Viste, filho do homem, o que os anciãos da casa de Israel fazem nas trevas, cada um nas suas câmaras pintadas de imagens? Pois dizem: O Senhor não nos vê; o Senhor abandonou a terra. E disse-me: Ainda tornarás a ver maiores abominações, que estes fazem. E levou-me à entrada da porta da casa do Senhor, que está do lado norte, e eis que estavam ali mulheres assentadas chorando a Tamuz. E disse-me: Vês isto, filho do homem? Ainda tornarás a ver abominações maiores do que estas. E levou-me para o átrio interior da casa do Senhor, e eis que estavam à entrada do templo do Senhor, entre o pórtico e o altar, cerca de vinte e cinco homens, de costas para o templo do Senhor, e com os rostos para o oriente; e eles, virados para o oriente adoravam o sol. Então me disse: Vês isto, filho do homem? Há porventura coisa mais leviana para a casa de Judá, do que tais abominações, que fazem aqui? Havendo enchido a terra de violência, tornam a irritar-me; e ei-los a chegar o ramo ao seu nariz. Por isso também eu os tratarei com furor; o meu olho não poupará, nem terei piedade; ainda que me gritem aos ouvidos com grande voz, contudo não os ouvirei."
Deus sabe das abominações que os homens comente dentro de sua Casa.

Devemos nos policiar para não usarmos a casa de Deus, feita para ser bênção, como instrumento de maldição para nós mesmos.

A cada vez que entrarmos no templo do Senhor nos lembremos que até ali estávamos em terreno misto, mas ao cruzar os portais do templo ali é lugar santo e necessita de santidade de quem ali adentrar.

Que possamos nós buscarmos tal santidade, ensinar nossos filhos e demonstrarmos aos visitantes que a casa de Deus é tão santa quanto Ele próprio é.
 

terça-feira, 30 de julho de 2019

Frase

"Se as revelações privadas concordam com as Escrituras, elas são desnecessárias, e se discordam, elas são falsas."

John Owen (1619-1683)

Devocional do Dia - Todos somos maus

"Então disse Natã a Davi: Tu és este homem. Assim diz o Senhor Deus de Israel: Eu te ungi rei sobre Israel, e eu te livrei das mãos de Saul; e te dei a casa de teu senhor, e as mulheres de teu senhor em teu seio, e também te dei a casa de Israel e de Judá, e, se isto é pouco, mais te acrescentaria tais e tais coisas."
2 Sm 12.7-8

Davi o rei amado de Israel, o grande libertador do povo, derrubador de gigantes, guerreiro ferrenho e feroz em nome do Senhor, o modelo de adorador, sim ele, revela a mais contundente verdade por de trás de todo o ser humano - somos maus por essência!

Ele tendo tudo, tudo mesmo, em um momento de não vigilância de seus impulsos dá lugar a carnalidade e deseja a mulher de seu próximo, a cobiça toma conta dele.

Tomou-a em seus braços, a engravidou, devolveu-a para seu lar como se nada tivesse acontecido de errado.

Ainda intenta após tudo isso, matar seu esposo de forma premeditada.

Onde estava isso dentro de Davi?

Onde está isso dentro nós?

Essa é a natureza pecaminosa do homem, recebi de Adão por meio do pecado original, do qual não temos culpa, mas somos por ela afetados.

Esse pecado original é a causa da separação entre o homem e Deus.

A única maneira de podermos ser unidos a Deus novamente é por meio de Jesus.

Ele faz o intermédio entre Deus e os homens, pois cravou os nossos pecados na cruz do Calvário, pagou a nossa dívida sem cobrar na em troca.

Só aceitando a Cristo que participamos desta redenção do pecado e da união com o Deus novamente.

Vale a pena viver com Cristo no coração hoje e para todo o sempre.

Ele nos livra daquilo que o pecado transformou o homem.

Bom dia.

segunda-feira, 29 de julho de 2019

Fazemos errado?



"Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á."
Mt 7.7

Existe um "folclore gospel" criado sobre esse versículo onde é só pedir que Deus automaticamente atenderá.

Na cultura criada entorno da Teologia da Prosperidade (TP) e do Humanismo Secular Moderno (HSM) deformou, ou seja, tirou a forma de Cristo que a Igreja possuía e deu-lhe uma nova forma não condizente com o mundo em muitos aspectos e não condizente com a Igreja.

Sendo assim, uma forma mutante de cristianismo capitalista e ao mesmo tempo "deidificador" do homem.

O pedir ao Senhor é regido sobre condições bíblicas bem estabelecidas:
Tem de ser em Nome do Senhor (Mt 21.22) - Tudo que for rogado pelo servo de glorificar seu Senhor. Não há como ficarmos pedindo e pedindo só para nos vangloriarmos no que temos. Se não der glória para Deu, não acontecerá.
Ter espírito grato (Jo 11.41) - Jesus agradeceu a Deus todas as vezes, mesmo até antes do milagre ou sinal acontecer. A gratidão é demonstração de que estamos felizes com a forma como o Senhor tem conduzido nossas vidas em todas os seus aspectos.
Ser confiante (Lc 18.1) - O que fazer se não recebermos na hora o pedido solicitado? Insistir até conseguir. Quem tem a certeza no poder de seu Senhor não desiste de orar na primeira adversidade que encontra. Orar até ser atendido.
Em santidade (Ef 4.24) - Sem a busca diária por uma vida santa não há como Deus se quer ouvir a nossa voz. Deus tem parte na sinceridade das palavras dos Seus santos. A voz do que busca santidade é audível ao Senhor.
Enfim, há um desvio em muitas comunidades a respeito da ação da oração na vida e como fazer petições diante do Senhor.

A única maneira trazermos a prática de forma aceitável diante de Deus é mediante o estudo da Palavra do Senhor.

Ela é a correção.

Reflexão de Segunda-Feira

Onde está o seu tesouro está o seu coração.

Onde está o seu tesouro?

Boa Semana

domingo, 28 de julho de 2019

Devocional do Dia - Coisas diferentes

"Pelo que o Senhor se indignou contra Salomão; porquanto desviara o seu coração do Senhor Deus de Israel, o qual duas vezes lhe aparecera."
1 Rs 11.9

O grande Salomão, filho do rei Davi, o mais sábio - segundo muitos - dos homens, foi o mais néscio de todos!

Nem Deus o avisando, ele fugiu do pecado que causou a dissolução do seu grande reino, e fissurou a nação israelita - a idolatria aos deuses de suas esposas.

Deus nessa época já havia aparecido em sonhos 2 vezes para Salomão, Salomão foi quem construiu o primeiro Templo em Jerusalém segundo os projetos de Davi, seu pai.

Ele expandiu o reino de Israel do Mar Mediterrâneo ao Mar Vermelho, nunca em toda a história (!) Israel foi tão poderoso.

Entretanto, uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa.

O fato da prosperidade era promessa feita a Abraão (o Pai da nação) e a Davi (o homem segundo Seu coração).

No começo Salomão até vai muito bem, mas chega um ponto onde tudo que ele fez não valeu de nada, pois trocou Deus por qualquer coisa.

Ele ao final de seus dias está lastimoso, como vemos no livro de Eclesiastes, e não há um consenso claro sobre a salvação de Salomão.

Não é a sabedoria que nos salva, mas sim uma vida de obediência a Deus.

Cada coisa em seu lugar.

Bom dia.

sábado, 27 de julho de 2019






Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.


Pr Donizeti (Um servo do Senhor Jesus a serviço do reino de Deus)

sexta-feira, 26 de julho de 2019

Versículos do dia

Portanto dize-lhes: Assim diz o Senhor dos Exércitos: Tornai-vos para mim, diz o Senhor dos Exércitos, e eu me tornarei para vós, diz o Senhor dos Exércitos.

Pr Donizeti ( UM servo do Senhor Jesus a serviço do reino de Deus


Uma situação difícil para os discípulos

"Na verdade, na verdade vos digo que, se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas se morrer, dá muito fruto."
Jo 12.24

Saber que Jesus é o Messias e saber que o Messias deveria morrer perturbaria qualquer um.

Imagine o que não se passava na cabeça dos discípulos ao ver os sinais que Jesus fazia e saber que aquele homem deveria morrer.

O conflito em saber que morreria alguém tão abençoado faria qualquer um, até nós a refletir sobre a forma conduzimos nossas vidas.

Veja que os discípulos foram profundamente tocados na forma como eles seguiram após a subida de Cristo aos ares.

Eles tinham uma tarefa grandiosa a frente, mas isso não lhes causaria medo, pois eles sabiam em quem eles conheciam e estavam crendo.

O que nos falta para não temermos o que nos sobrevirá é termos contato sobrenatural com Jesus como os seus discípulos tiveram.

Para isso é preciso dedicação em tempo junto de Jesus.

Só poderemos vencer o "morrer para viver" quando estivermos mais próximos de Cristo.

Não custa nada

"Rogai, pois, ao Senhor da seara"
Mt 9.38a

Com qual frequência você tem orado por Missões?

Jesus nos ensinou e mostrou para quem deveríamos dirigir as nossas orações, principalmente quando o assunto é a obra da evangelização do mundo.

Sabia que a sua oração não é limitada pela quantia de dinheiro que você possuí?

Que sua oração é tão forte que se executada em sinceridade e conforme a vontade de Deus pode obstruir a ação do diabo?

É por isso que orar é uma atividade tão difícil e intimidadora. O nosso adversário não quer que você ore para não impedi-lo de agir.

Se você puder nesse momento ore pela evangelização no mundo, pelos missionários no terreno do inimigo olhando olhos nos olhos.

Rogue por autoridade aos homens e mulheres que desistiram de suas vidas para dá-las ao Senhor.

Ore pela Igreja Perseguida onde quer que ela esteja.

Se compadecer dos outros é exercitar misericórdia.

Doe um pouco de seu tempo a obra do Senhor.

quinta-feira, 25 de julho de 2019

Um pouco de conhecimento

Selo cilíndrico acádio c. 2 300 a.C., mostrando as divindades Inana, Utu, Enqui e Isimud
TAMUZ

"Filho da Vida".

Deus da fertilidade adorado na Mesopotâmia, na Síria e em Canaã.

Num dos portões do templo as mulheres israelitas tinham a ousadia de Tamuz, que diziam que ressuscitaria no ano seguinte (Ez 8.14).

O bíblico Tamuz era um deus dos sumérios conhecido como Dumuzi e pelos egípcios como Hórus.

Tamuz tinha como companheira Astarte, a rainha do céu - Istar para os acádios, Ísis para os egípcios, Afrodite para os gregos e Inanna para os sumérios.

O relacionamento entre Hórus e Ísis, e as respectivas características deles, correspondem notavelmente ao relacionamento e às características dos babilônios Tamuz e Istar.

Não há pleno consenso entre estudiosos e especialistas sobre a afirmação de que todos são os mesmos devido as fontes diferenciadas.

Devocional do Dia - Milagres não seguem a física

"Então Jesus, levantando os olhos, e vendo que uma grande multidão vinha ter com ele, disse a Filipe: Onde compraremos pão, para estes comerem?"
Jo 6.5

O evento da multiplicação dos pães é citado nós quatro evangelhos, é conhecido por se tratar de uma provisão direta aos que com Jesus estavam, e por que deve ter sido fantástico ver partir os pães e os peixes até encher vários cestos.

Entretanto, a pergunta de Jesus a Felipe tem mais haver com Felipe do que com Jesus.

Jesus não tinha dúvida de Seu poder, mas e Felipe, o quanto ele acreditava em Jesus?

Analisemos, se houvesse dinheiro suficiente, não haveria pão suficiente, a final eram quase 5 mil homens fora mulheres e crianças.

Que padaria moderna atenderia de imediato tal demanda?

Outrossim, nem todos eram dali, estavam seguindo a Jesus.

Não teriam onde comer, pois, a região do evento não era rica e muito menos havia restaurantes.

O que mudou a situação foi Pedro ao crer no de Jesus e dizer "este rapaz tem 5 pães e 2 peixes, mas isto que é para tanta gente?".

Pedro realmente esperava que algo mais acontecesse.

E aconteceu, e a multidão foi alimentada.

Milagres acontecem por crermos em Jesus, a física dele é superior a nossa, até por que estamos ainda descobrindo o que Ele já sabe.

Apenas acredite.

Bom dia.

quarta-feira, 24 de julho de 2019

Impecável, eu?

"O caminho do justo é todo plano; tu retamente pesas o andar do justo."
Is 26.7

Impecável é uma palavra com origem latina, impecabille, cujo significado é “incapaz de pecar”.

A palavra impecável é um adjetivo que qualifica uma pessoa que não é passível de pecar. Seus sinônimos são imaculado, irrepreensível, perfeito.

O termo pode ser utilizado com relação a uma pessoa, colocando-a na posição de alguém que não tem erros nem falhas, que é infalível e que atingiu o nível de perfeição.

Impecabilidade, assim, é uma qualidade de alguém que não tem qualquer possibilidade de cometer pecados, dizendo-nos, por exemplo, que Jesus Cristo, sendo Deus e Homem, era incapaz de cometer qualquer pecado.

No idioma inglês, a palavra pode ser traduzida como impeccable, o que nos permite também categorizar como uma palavra derivada do latim, já que os ingleses foram colonizados pelo Império Romano.

O termo não se aplica somente à situação espiritual do ser humano. Podemos aplicar a palavra impecável para uma roupa, por exemplo, quando não traz qualquer imperfeição, ou quando alguém se apresenta com uma vestimenta arrumada a tal ponto que não se encontra ali nenhum defeito.

De fato estar "impecável" é estar em uma condição onde não há condenação alguma que possa ser utilizada contra algo ou alguém (Rm 8.1). Juridicamente até ninguém é obrigado a produzir provas contra si próprio.

Por conclusão impecável tanto é aquele não foram encontrados pecados e que também não peca para gerar novas falhas.

A ação de Jesus no ser humano é justamente essa, limpa do mal natural e ajuda a capacitar para evitar o mal futuro.

A nossa ajuda de Cristo já vem para fazer o "grosso" do serviço, fica para nós o "leve" (Mt 11.30), a parte fácil que é seguir a santidade.

Pergunte-se a sim mesmo "eu posso ser impecável?"

Na sua mente talvez a primeira e natural resposta seja o não, mas você pode sim desde que seja firmado cada vez mais em Cristo a cada dia.

É possível, não é fácil, mas possível.

Referências
https://www.significadosbr.com.br
https://www.sinonimos.com.br/
https://www.significados.com.br


Um conceito difícil de ser interpretado

"Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida."
Ap 2.10b

Ser fiel até a morte é algo muito comum e ser falado nos templos e púlpitos mundo a fora.

Entretanto, o que seria ser fiel até a morte?

Só quem está a beira da morte por Cristo poderá entender o que é essa expressão significa.

Podemos em nossa dimensão normal de vida apenas visualizar isso como a busca por uma vida onde não nos vendamos por mais nenhuma paixão dessa terra.

Seria assumir um compromisso maior do que tudo o que já antes assumimos. Maior do que casamento, segredo entre irmãos, acordos de confidencialidade, mais do que se pode imaginar.

É olhar para o Senhor (Is 45.22) e não mais desviar os olhos por mais nada e nem ninguém.

Será que alguém pode chegar a esse testemunho de fidelidade diante do Senhor?

A resposta é "sim", os apóstolos foram os primeiros seguidos dos demais irmãos, pais da fé da Igreja Primitiva, cristãos de todos os séculos que tem pago com sua vida por amor ao Jesus, todos eles foram "fiéis até a morte" e terão "sua coroa" a ser entregue pelas mãos do próprio Senhor.

Não foi fácil para nenhum dos que renderam suas vidas a Cristo, não será para nós, mas não devemos jamais desistir.

É possível ser fiel até a morte.

terça-feira, 23 de julho de 2019

Novas formas, velhos conhecidos

"Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo;"
Cl 2.8

A capacidade de adaptação é algo incrível, vemos ecossistemas adaptados onde não é mais como fora no passado.

Criaturas rústicas em meio a itens da sociedade moderna, é só vermos a adaptação de algumas aves marinhas ao lixo moderno depositado no mar.

Muitas aves têm construído ninhos com base feita de plástico, metais e madeira que antes nunca estiveram ao seu alcance, mas que agora são abundantes onde vivem.

O pecado também tem se adaptado e trocado sua forma.

Antes víamos pornografia só em imagens ou filmes pornográficos, agora adaptados ela foi se infiltrando nos mais diversos campos e quero citar um aqui que é o desenho, seja animado ou não.

Japoneses são mestres em uma técnica ilustrativa chamada de "hentai" (significa originalmente 'perversão', 'comportamento fora do comum'). Muito forte no Japão, especula-se que venha de dinastias imperiais do Período Edo (1603-1868).

Segundo encontramos na própria Wikipédia no verbete referente a hentai:
"Muitas pessoas confundem mangás e animes hentai com pornografia, porém isso é uma dúvida muito comum, já que a maioria das pessoas apenas conhecem o conceito americano sobre hentai, enquanto outras ainda possuem um certo preconceito relacionado ao conteúdo sexual, por serem conservadores ou por conta de questões religiosas. Um mangá ou anime hentai é pornografia, e sim também é arte erótica; e também expressam valores morais e sentimentos como os diversos outros tipos de arte."
Contudo, para o cristão e como está na descrição é uma questão religiosa não no sentido de "proibido por ser proibido", mas sim de estar em desacordo com a premissa de uma vida santa.

O hentai, também pela definição é apresentado como "pornografia" também. Os consumidores de tal arte, seja ela de procedência oriental ou ocidental, tendem a despertar dentro de si os mesmos sentimentos e reações químicas de uma pessoa que consome imagens ou vídeos pornográficos.

Se a própria tradução do japonês para o termo indica um comportamento fora do comum é por evocar na mente situações e produzir no corpo reações tais como a do ato sexual por meio de fantasias como a bestialidades em antropomorfismos de animais em corpos humanos.

O pecado da imoralidade sexual está diretamente atrelado a isso, tanto que a Lei condenou o que estivesse em consumo de sua imoralidade e o próprio Jesus condenou o que apenas evocasse a imoralidade sexual em sua própria mente.

Pecado sempre será pecado, mesmo que pintado com cores vibrantes e aspecto doce e gentil.

A armadilha da imoralidade pornográfica aqui é o aspecto de que não são pessoas, mas sim desenhos. E isso é errado!

Não podemos trocar seis por meia dúzia.

Devocional do Dia - A voz de Deus comanda

"Falou, pois, o Senhor ao peixe, e este vomitou a Jonas na terra seca."
Jn 2.10

Sabe aquelas crianças teimosas, aquelas que só querem fazer o lhes é por contento?

Então, Jonas foi tipo isso no conhecido episódio do grande peixe.

Deus deu uma ordem clara, era o caso de centenas e centenas de vidas que estavam em jogo, mas Jonas só se preocupava em fazer o que ele queria.

Deus fala Nínive, Jonas escolhe Társis no sentido oposto e da Palestina um dos portos mais distantes daqueles dias.

Essa desobediência por escolha é terrível!

Abertamente nós nos colocamos em juízo, trazermos sobre nós coisas que não eram para nós.

Teve de vir a provação na vida dele, do profeta, por desobedecer.

Isso nos mostra que ninguém está ileso ao juízo de Deus quando pecar.

Pois bem, Jonas teve de ser provado por desobedecer direta e abertamente a Deus, teve de ir, como diz em seu texto "no ventre do abismo" para reconhecer que Deus é quem manda nos céus e na terra.

Depois que Jonas reconheceu isso, falou o Senhor e lhe trouxe o livramento.

Ás vezes o que nós falta é arrependermos, obedecermos e cumprirmos a vontade de Deus para nós hoje!

Bom dia.

segunda-feira, 22 de julho de 2019

Israel tropeçou na fé

"Que diremos pois? Que os gentios, que não buscavam a justiça, alcançaram a justiça? Sim, mas a justiça que é pela fé. Mas Israel, que buscava a lei da justiça, não chegou à lei da justiça. Por quê? Porque não foi pela fé, mas como que pelas obras da lei; pois tropeçaram na pedra de tropeço; como está escrito:Eis que eu ponho em Sião uma pedra de tropeço, e uma rocha de escândalo;E todo aquele que crer nela não será confundido."
Rm 9.30-33

O fracasso de Israel não foi ter buscado desesperadamente uma vida justa diante de Deus.

O grande pecado foi a arrogância e a prepotência ao acreditar que suas muitas obras externas, regras e rituais poderiam constranger Deus a lhes tratar com deferimento, sem prestar atenção à falta da fé pura e sincera em seus corações.

Por isso Jesus se tornou a "Pedra de tropeço" de Israel e de todos os incrédulos, porquanto, o povo de Deus não aceitou o modo que Ele determinara para que a nação viesse a alcançar a fé, e, com a fé, a justificação.

Confiando em seus próprios métodos e obras, Israel rejeitou o Filho de Deus, o Messias prometido (1 Pe 2.4-8; Sl 118.22; Lc 20.17,18).

Esse erro continua em prática não só por Israel, mas por muitas pessoas que se escondem atrás de obras e mais obras que, em sua mente, os fará mais aceitáveis a Deus e irrepreensíveis pelo adversário.

Todo solitário esforço humano que desviar ou fugir de Cristo não causará comoção alguma em Deus.

Ignorar tal fato só trará mais frustração ainda diante do Senhor no dia do acerto de contas.

Reflexão de Segunda-Feira


Para começar certo comece organizando sua vida primeiro, daí comece a fazer o que lhe cabe.

Boa Semana.

domingo, 21 de julho de 2019

Devocional do Dia - Proteção

"Toda a Palavra de Deus é pura; escudo é para os que confiam nele."
Pv 30.5

Ideologias e pensamentos difusos vão engodando tanto incautos como os que sábios se prontificam a ser.

Todo a sociedade que temos é forjada é moldada sobre os aspectos morais da Bíblia, agora querem tirar estes aspectos e uma anarquia instaurar.

A Bíblia é um escudo não só das verdades espirituais, mas da família, da conduta social, a moral que inibe muitos dos desejos vergonhosos que estão dentro do homem.

Não existe o termo "a oportunidade faz o ladrão", pois ladrão sempre esteve lá, ele só não havia ainda tido a chance para tal.

A Palavra de Deus é uma verdade que constrange o pecador, pois mostra sua real natureza e necessidade de mudar, de deixar a vida de pecado se quiser um algo melhor.

Os que falam que devemos não mais ter bíblias, são os que mais dela precisam.

Não troque o ensino que a Bíblia traz, seus filhos lhe agradecerão no futuro.

Bom dia.

sexta-feira, 19 de julho de 2019

Frase

"Em todos os perigos, sofrimentos e adversidades que sobrevieram ao nosso Salvador, quando todos os homens fugiram estando ele vivo ou morto, as mulheres nunca o abandonaram."

Ester Sowerman, 1617

quinta-feira, 18 de julho de 2019

Uma obra improvável

"O qual noutro tempo te foi inútil, mas agora a ti e a mim muito útil; eu to tornei a enviar."
Fm 1.11

Paulo ao dar a Filemom testemunho sobre o Onésimo lhe traz notícias não sobre a velha vida de Onésimo, mas sobre a nova.

A vida antes de Cristo que Onésimo tinha é descrita por Paulo como "inútil".

Não foi um bom escravo, não honrou seu senhor, fugiu causando lhe prejuízo, há historiadores bíblicos que relatam que Onésimo possa até ter roubado bens de Filemom.

E isso já não importa mais para Paulo e agora não deveria mais também importar para Filemom.

Esta carta de Paulo vem pregar uma rejeição ao eu dominante em funções da confiança e benefício cedido ao outro.

Não seria fácil para Filemom, mas como cristão ele deveria crer na transformação de Onésio acima de tudo.

Nos cristãos muitas vezes não acreditamos em pessoas más que ficaram boas, nós geramos uma parede de vidro apenas para vê-las, mas sem termos contado com elas.

Não podemos ser reativos, pois nós também fomos transformados um dia.

Só nos tornamos úteis quando somos usado por Deus, se não formos usados, então, seremos inúteis.

Alguém um dia acreditou na obra de Jesus em nós, sendo assim, por qual razão não podemos fazer o mesmo por alguém?

Devocional do Dia - A quem você dá ouvidos?

"Leais são as feridas feitas pelo amigo, mas os beijos do inimigo são enganosos."
Pv 27.6

Nessa era digital é lindo olhar as páginas do Facebook, Instagram e outros que eu nem sei o nome direito. São milhares de curtidas, beijos, corações, etc., dificilmente existe uma repreensão.

Atrás da tela de um eletrônico todos são seus amigos, e isso é um perigo(!).

Eles te encorajaram a fazer desafios, alguns até com consequências fatais; dizem "que roupa bonita" carcomidos de inveja ou luxuria, o contexto varia assim como o sentimento. Incentiva comportamentos perniciosos, vícios são exaltados, condutas levianas e até profanas são ovacionada pelos seus "amigos" virtuais.

Daí pais são negligenciados por estarem "embarreirando" dos filhos, são retrógrados por quer que seus filhos estudem, tem respeito ao próximo, se portem com decência.

Isso são "feridas" no ego inflado e por vezes imaturo, mas são para o bem, os "likes" e "joinhas" e todo o tipo de lisonjas são engano e interesse.

Aproveite o ensino de seus pais, aproveite o amor de quem realmente te ama.

Jesus te ama e quer o seu bem, nem que para isso Ele tenha de tirar algo de nós, mas para o nosso bem.

Bom dia.

quarta-feira, 17 de julho de 2019

E você pensando que era o "bonzão"



"Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação."
Tg 1.17

Toda a capacidade que há em um cristão para fazer a boa obra de Cristo vem de Deus.

É um grande engano dissociar o dom de quem o criou.

Pela vileza do coração humano o diabo lança intentos de exaltação nos homens para que busquem e creiam que foram eles sozinhos que conseguiram esse ou aquele feito.

E na obra de Deus isso para nossa infelicidade como cristãos é uma realidade mais presente do que gostaríamos.

Pregar, cantar, liderar, reger, ornamentar, tocar e outros verbos no infinitivo dentro da obra do Senhor são operadores pela misericórdia do Pai das luzes.

Ele nos concede a boa dádiva, ou seja, o dom em si para que façamos as obras necessárias para crescimento e avanço do Reino do Senhor na terra.

E isso é facilmente provado, pois quando alguém reconhece que sozinho não pode fazer nada é aí que e poderá, pois o mesmo confiará e encontrará no Senhor o que necessitar para realizar a missão dada.

Em contra partida há o soberbo e autoconfiante que deposita sua força em seu próprio braço, sua vitalidade e entendimento.

Tolo! A força se vai, a vitalidade vai com os anos e o entendimento é devorado pela deterioração da sua própria carne.

Todavia o Senhor permanece para sempre em seu alto e sublime trono de onde emana seus poderes e dons a todos quanto Nele confiam.

Não entre na vereda da solidão, entenda seu lugar como servo e o de Deus como Senhor.

Rogue a Ele que lhe conceda a sua boa dádiva na medida da Sua vontade e para fazer a Sua obra.

O melhor lugar do mundo é estar no centro da vontade de Deus.