Pesquisar no Blog do J.A.

terça-feira, 31 de janeiro de 2017

FRASES



CUIDADO, A LUZ QUE VOCÊ VÊ NO FIM DO TÚNEL PODE SER O TREM VINDO EM SUA DIREÇÃO.


Pr Donizeti (Um servo do senhor Jesus a serviço do reino de Deus)

FRASES


O MAIS DIFÍCIL NÃO É ESCREVER MUITO;
É DIZER TUDO ESCREVENDO POUCO.
Júlio Dantas


Pr Donizeti (Um servo do Senhor Jesus a serviço do reino de Deus(

O FIM DO TUNEL



MEU AMADO IRMÃO EM CRISTO JESUS, 
SE VOCÊ NÃO ESTA VENDO A LUZ NO FIM DO TÚNEL, NÃO SE DESESPERE, 
POIS VOCÊ AINDA NÃO CHEGOU AO FIM DO TÚNEL 
OU  AINDA NEM ABRIU OS OLHOS.


Pr Donizeti (Um servo do Senhor Jesus a serviço do reino de Deus)

Igreja - Não se esqueça de seu trabalho

"Nem se dêem a fábulas ou a genealogias intermináveis, que mais produzem questões do que edificação de Deus, que consiste na fé; assim o faço agora. Ora, o fim do mandamento é o amor de um coração puro, e de uma boa consciência, e de uma fé não fingida."
1 Timóteo 1.4,5

Hoje muitos estão perdendo o tempo precioso de suas vidas atrás de coisas que não condicionam e nem acrescentam a ninguém a salvação.

Buscam títulos de honra e reconhecimento humano enquanto milhares vão de encontro ao abismo eterno.

O conselho de Paulo a Timóteo é nítido, "não perca seu tempo com coisas que não conduzem a salvação".

Podemos aprender sobre partes da história, enriquecer nosso conhecimento teológico, mas a salvação de almas ainda é o item de número um na lista de trabalhos da Igreja de Cristo.

Foquemos em aprender o que for necessário, mas não percamos o nosso objetivo como Igreja de vista - apresentar almas ao Senhor por meio da pregação do Evangelho.

A importância das mulheres na morte e ressurreição de Jesus

"E as mulheres, que tinham vindo com ele da Galileia, seguiram também e viram o sepulcro, e como foi posto o seu corpo. E, voltando elas, prepararam especiarias e unguentos; e no sábado repousaram, conforme o mandamento."
Lucas 23.55,56

As discípulas do Senhor o acompanharam até a conclusão de seu sepultamento. Mais tarde, esse testemunho seria de grande valia para refitar as alegações, especialmente por parte dos gnósticos docetas, e de vários incrédulos, que alegavam que elas haviam ido para o túmulo errado, ou que os discípulos haviam roubado e escondido o corpo de Jesus com a finalidade de propagar uma ideia mística da ressurreição.

O testemunho ocular deu a elas a credibilidade necessária para refutar quaisquer acusações contrárias a realidade dos fatos que incomodavam o Sinédrio, os gnósticos e os incrédulos a respeito da ressurreição de Cristo.

As discípulas foram as testemunhas de crivo necessário para prova da natureza divina de Jesus aos que mesmo ainda depois dos fatos ocorridos no calvário insistiam e opunham-se a Jesus.

Glossário:
Gnósticos Docetas - Filósofos que negavam a morte de Cristo. Docetismo (do grego δοκέω [dokeō], "para parecer") é o nome dado a uma doutrina cristã do século II, considerada herética pela Igreja primitiva. Antecedente do gnosticismo, acreditavam que o corpo de Jesus Cristo era uma ilusão, e que sua crucificação teria sido apenas aparente. Não existiam "docetas" enquanto seita ou religião específica, mas como uma corrente de pensamento que atravessou diversos estratos da Igreja.
Sinédrio - O Sinédrio (do hebraico סנהדרין sanhedrîn; συνέδριον synedrion, em grego, "assembleia sentada", donde "assembleia") é o nome dado à associação de 20 ou 23 juízes que a Lei judaica ordena existir em cada cidade. O Grande Sinédrio era uma assembleia de juízes judeus que constituía a corte e legislativo supremos da antiga Israel. O Grande Sinédrio incluía um chefe ou príncipe (Nasi), um sumo-sacerdote (Cohen Gadol), um Av Beit Din (o segundo membro em importância) e outros 69 integrantes que se sentavam em semi-círculo. Antes da destruição de Jerusalém em 70 d.C., o Grande Sinédrio reunia-se no Templo durante o dia, exceto antes dos festivais e do Sábado. O Sinédrio foi dissolvido em 358 d.C. e, desde então, diversas tentativas de restabelecimento ocorreram.

Bibliografia:
BÌBLIA, Português. Novo Testamento King James – Edição de Estudo. São Paulo – Abba Press, 2007.
DOCETISMO. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2016. Disponível em: . Acesso em: 26 abr. 2016.
SINÉDRIO. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2016. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Sin%C3%A9drio&oldid=47281037>. Acesso em: 22 nov. 2016. 
Biblia ONLINE - https://www.bibliaonline.com.br

segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

FRASES



A CURA ESTA LIGADA AO TEMPO E ÀS VEZES  ÀS CIRCUNSTÂNCIAS.
Hipócrates


Pr Donizeti (Um servo do Senhor Jesus a serviço do reino de Deus)

O ARQUIVO



O ARQUIVO SUPRE A FALTA DE MEMÓRIA, LEMBRANDO O QUE DESEJÁVAMOS ESQUECER.



Pr Donizeti (um servo do Senhor Jesus a serviço do reino de Deus)

FIDELIDADE SEMPRE

2 Crônicas 12.1 

Sucedeu que, havendo Roboão confirmado o reino, e havendo-se fortalecido, deixou a lei do SENHOR, e com ele todo o Israel. 

Este é o erro de muitos, quando crescem ou se acham fortes, desprezam a Palavra de Deus. 

Seja fiel em todo o tempo e o Senhor será contigo. 


Pr Donizeti (Um servo do Senhor Jesus a serviço do reino de Deus)

Semeadores de Contenda

"Estas seis coisas o Senhor odeia, e a sétima a sua alma abomina: Olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, O coração que maquina pensamentos perversos, pés que se apressam a correr para o mal, A testemunha falsa que profere mentiras, e o que semeia contendas entre irmãos."
Pv 6.16-19

Existem pessoas que levam suas vidas a criar desavenças entre os outros. Buscam a discórdia como forma de entretenimento principal.

Nós como Igreja de Cristo devemos exercer a paz como meio de ação pessoal, a paz é parte da ação do Fruto do Espírito Santo dentro de nossos corações.

A Bíblia é precisa quanto a posição divina a tais práticas nocivas a comunhão e salvação dos seus santos.

Busquemos semear a paz e assim como Deus abominar a discórdia entre os nosso irmãos.

Vigiemos para não sermos vomitados por Deus no último dia.

Reflexão de Segunda-Feira


Têm dúvidas sobre algo? Procure alguém que possa te ajudar a saná-las.

"Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra."
2 Tm 3.16,17

Deus tem muito a te ensinar sobre sua Palavra.

Boa Semana!

domingo, 29 de janeiro de 2017

Devocional do Dia - Não fui eu, foi Jesus

"Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda."
Jo 15.16

Cada uma dos doze discípulos originais foi escolha de Jesus. Mesmo Judas que o traiu, foi uma escolha e não uma falta de opção.

Isso não mostra que Jesus escolhe mal, mas sim que Ele ao nos escolher vê aquilo que podemos ser de bom.

O que realmente precisamos nós é procurar aceitar o que Jesus nos manda para alcançarmos tal status.

Foi Jesus quem aceitou morrer por nós, Ele é quem nos escolheu ainda que nós amando os nossos erros, não o tivéssemos escolhido.

Faça a melhor escolha da sua vida, aceite a Jesus em sua vida.

Bom dia.

sábado, 28 de janeiro de 2017

Notícias Obra Missionária Itália

Legnano (Itália), 27 de janeiro de 2017.

"O ser humano pode fazer muitos planos; contudo, quem decide é Deus, o Senhor!" (Pv 19.21 KJA)

Amados irmãos e companheiros na obra missionária,

Que a graça e paz do nosso Senhor Jesus Cristo vos sejam multiplicadas.

Queremos começar agradecendo a todos amados irmãos, pastores e igrejas pela vossa preciosa cooperação e orações em nosso favor. Somos imensamente gratos a todos por estarem nos apoiando na obra missionária.

Como informado anteriormente, estávamos orando intensamente para uma direção de Deus referente ao nosso futuro e ministério na Itália. A Igreja que estamos auxiliando está indo bem e crescendo, mas como compartilhamos ao longo de muitas cartas precedentes, neste tempo na Itália temos enfrentado muitos problemas financeiros e seria muito difícil pensar em começar algum trabalho novo, o que exigiria um longo tempo e grandes despesas. Quando estivemos no Brasil, no meado do ano passado, estava muito claro em nossas mentes, que precisávamos resolver levantar novos mantenedores para que tivéssemos condições de continuar realizando a obra missionária na Itália. Fizemos tudo o que estava ao nosso alcance, mas reconhecemos que "podemos muito bem fazer planos para o futuro, mas o resultado final é o Senhor que produz" (Pv 16.1 - Bíblia Viva). Cremos que Deus usa as circunstâncias para nos amadurecer e nos ensinar, mas também vemos que outras vezes Ele usa as circunstâncias para nos dirigir (At 16.6-10).

Quando deixamos o Brasil, ficou estabelecido que o tempo do nosso projeto na Itália seria de cindo anos, podendo ser ou não estendido, de acordo com a vontade de Deus. No dia 24 de junho, completaremos seis anos na obra missionária na Europa, dos quais cinco na Itália. Olhando para este tempo na Europa, só podemos agradecer a Deus por tudo que Ele tem feito. Talvez não tenhamos conseguido realizar tudo aquilo que gostaríamos, mas temos muita paz nos nossos corações e a convicção de que fizemos aquilo que era a vontade de Deus, procurando fazer o melhor naquilo que Deus nos confiou.

Procuramos sempre tomar as minhas decisões depois de muita oração e reflexão, pois o centro da vontade de Deus é o melhor lugar para estarmos. Assim depois de orarmos e refletirmos, estaremos retornando ao Brasil no mês de junho de 2017. Retornamos ao Brasil e não temos, no momento, nenhuma direção para um novo campo missionário, mas como disse Martinho Lutero: "não sei por quais caminhos Deus me conduz, mas conheço bem meu guia". Continuamos e continuaremos trabalhando na obra missionária, mas depois de junho, estaremos servindo como missionários de base em Semipa, trabalhando com os cursos de teologia e de capacitação missionária, auxiliando no contato com os missionários (principalmente os indianos) e mantenedores, além de ajudar na conscientização missionária nas igrejas. O trabalho continua, mas com novos e diferentes desafios, onde esperamos poder continuar a contar com as orações e apoio de todos os amados irmãos e igrejas.

Neste nosso tempo na obra missionária na Europa, só temos a agradecer a graciosa providência de Deus, ao apoio de Semipa, de todos nossos queridos mantenedores (Igrejas e irmãos), além dos pastores que nos abriram as portas e nos deram liberdade para estarmos realizando a obra missionária em terras portuguesas e italianas: Pr. Luis Alexandre R. Branco (Pastor da Igreja Baptista de Cascais - Portugal), Pr. Celso Modesto Venâncio (Castelnuovo del Garda - Itália), Pr. Mosè Baldari (Presidente e fundador da MIE - Missione Italiana per l'Evangelo) e Pr. Humberto Arisa de Oliveira (Legnano - Itália).

Nós somos imensamente gratos a todos os amados irmãos que têm nos apoiado na obra missionária, segurando as cordas da oração e contribuição. E, gostaríamos de poder continuar contando com o apoio e orações de todos neste tempo que nos resta na Itália, como também nesta nova fase do nosso ministério missionário!

Com gratidão,

Pr. Paulo Henrique, Alessandra e Lucas

Escreva para nós através dos e-mails:
ppaulo_henrique@hotmail.com | ppaulohenrique@gmail.com | alessandraccunha@hotmail.com

Nossas contas pessoais:
BB Ag 3159-3 C/C 6573-0 ou Itaú Ag 6116 C/C 00485-1 (Paulo Henrique P. Cunha)

sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

O tempo ...


... passa!

Não espere não ter mais tempo para amar quem está próximo de você.

"Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis."
João 13.34

COMO É QUE VOCE ESTA VENDO



"Jacó olhou para José e viu

Um bom filho!

Os dez irmãos olharam para José e viram
Um sonhador inútil!


Os viajantes olharam para José e viram
um escravo!!

Potifar olhou para José e viu um bom servo !!

Os prisioneiros viram em José um prisioneiro!

Como errado foram todos eles !!

Deus olhou para José e viu
um governador do Egito em espera!!

Não desanime com o que as pessoas vêem em você !!

Seja encorajado pelo que Deus vê em você !!

Nunca subestime a pessoa próxima a você, porque você nunca sabe o que o Senhor depositou naquela pessoa.



Pr Donizeti (Um servo do Senhor Jesus a serviço do reino de Deus)

FRASES

PELOS ERROS DOS OUTROS , O HOMEM CORRIGE OS SEUS.


Pr Donizeti (Um servo do Senhor Jesus a serviço do reino de Deus)

VERSÍCULOS DO DIA


Ainda antes que houvesse dia, eu sou; e ninguém há que possa fazer escapar das minhas mãos; agindo eu, quem o impedirá?

E os quatro animais tinham, cada um de per si, seis asas, e ao redor, e por dentro, estavam cheios de olhos; e não descansam nem de dia nem de noite, dizendo: Santo, Santo, Santo, é o Senhor Deus, o Todo-Poderoso, que era, e que é, e



Pr Donizeti (Um servo do Senhor Jesus a serviço do reino de Deus)

Coisas ruins

Hiena Hardy que passava a vida a se lamentar e ficou
famoso por sempre dizer “oh dia, oh vida, oh azar!”
As vezes as coisas não saem como imaginamos ou queremos.

Muitas pessoas ficam pensando "só comigo que isso acontece", até eu no calor da batalha passo por tal situação, somos passíveis ao pessimismo.

Problemas? Temos deles aos montes, se você não os têm é por não perceber ou ignorar por escolha.

Devemos vê-los, mas não ceder a eles. Encara-los para vencê-los.

Tenho um amigo que diz assim: "serviço ruim a gente tem que fazer logo". Problemas tem de ser enfrentados o quanto antes, não podemos deixar ele ficar cada dia maior a ponto de sermos sufocados por eles.

Confie no Senhor, vá e enfrente seus problemas. Vai ser doloroso em algum momento, mas após a sua vitória a dor será apenas uma lembrança.

Tenha um bom dia.

quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Devocional do Dia - Alguém

"O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará. Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranqüilas. Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome. Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam. Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda. Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na casa do Senhor por longos dias."
Sl 23

Talvez uma das passagens bíblicas mais conhecidas é o Salmo 23, O Bom Pastor.

Nele é apresentada uma figura preocupada e cuidadosa, uma proto-imagem confirmada por Jesus em Jo 10.11.

Neste salmo é apresentada uma visão do que é cuidado incondicional, entretanto, o poder desta mensagem não está no papel. Muitos deixam a Bíblia aberta no salmo como se algo sobrenatural fosse acontecer.

Algo sobrenatural, na verdade, só acontece quando o Bom Pastor está em nossas vidas e não quando a Bíblia está aberta.

Procure o Bom Pastor, Ele está a sua procura.

Bom Dia.

Controle a sua ira ou ela te controlará


"Porque a ira do homem não opera a justiça de Deus."

Tiago 1.20

quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Você a.C. & d.C

A Bíblia diz que Deus criou você para que tenha uma relacionamento perfeito com Ele, mas todo homem quebra esse relacionamento pelo pecado; sendo assim, você está separado de Deus pelo mesmo, isso tem consequências.

Veja como você era
1. Separado de Deus: Rm 3.23,24 - "Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus; Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus."
2. Condenado: Mc 16.16 - "Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado."
3. Morto espiritualmente: Rm 6.23 - "Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor."
4. Escravo de prazeres: Ef 2.1-5 - "E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados,Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência; Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também. Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos)"
Consequências
Rm 8.6 - "Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz."Tg 1.15 - "Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte."Tg 5.20 - "Saiba que aquele que fizer converter do erro do seu caminho um pecador, salvará da morte uma alma, e cobrirá uma multidão de pecados."
Libertação
Ef 2.8 - "Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus."
Jo 3.16 - "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna."
Jo 5.24 - "Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida."
Veja como você ficou agora
1. Todos os meus pecados foram perdoados: 1 Jo 1.9 - "Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça."2.Sou um filho de Deus: Jo 1.12 - "Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome;"3. Sou uma nova pessoa: 2 Co 5.17 - "Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo."4. Tenho a justificação de Deus: Rm 3.21,22; 5.1 - "Mas agora se manifestou sem a lei a justiça de Deus, tendo o testemunho da lei e dos profetas; Isto é, a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo para todos e sobre todos os que crêem; porque não há diferença. [...] Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo;"5. O Espírito Santo habita em mim: 2 Co 1.22 - "O qual também nos selou e deu o penhor do Espírito em nossos corações."6. Meu nome está escrito no Livro da Vida: Lc 10.22 - "Tudo por meu Pai foi entregue; e ninguém conhece quem é o Filho senão o Pai, nem quem é o Pai senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar."
Versículos para decorar: Jo 3.16 e Jo 1.12

Questões para discussão
Será que alguma boa obra pode apagar o pecado?Todos os homens são filhos de Deus?Posso dizer que estou salvo?
Leitura diária sobre o tema
1 Pe 2.24 / 1 Jo 3.5 / Jo 5.24 / Hb 9.28 / Ef 2.8 / Jo 3.16 / Rm 6.23

Os Livros Bíblicos - Novo Testamento

Área Central Pública em Filipos.
50. Filipenses:

Para quem foi escrito este livro?
Para a Igreja de Filipos.

Por quem foi escrito (autor)?
Paulo.

Em qual momento histórico?
Por volta do ano 61 d.C.

Por que este livro foi escrito?
Porque os filipenses estavam enfrentando perseguição (1.27-30) e sentindo as pressões exercidas pelos falsos ensinamentos (3.2-21). Os conflitos na igreja puseram em risco o testemunho dos crentes ao mundo e a sua capacidade de suportar seus ataques (1.27 – 2.18; 3.2-3).

Para quê este livro foi escrito?
Para fortalecer e instruir os cristãos quanto à vida cristã; e, para ensiná-los que o sofrimento para o crente é “um prelúdio à ressurreição” (3.10-11).

terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Você não está perdido!

"Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho [...]"
Jo 14.6

Não estamos perdidos, errantes nesta terra e muito menos indecisos de qual caminho ou direção tomar.

Se Jesus disse que Ele é o caminho qualquer outra coisa além disso é desvio.

O tão desejado "caminho para o céu" que todos querem tem de ser trilhado em Jesus, conduzido por Jesus e guiado por Jesus.

Só quem não sabe para onde vai que qualquer caminho serve.

Pense nisso.

Ter felicidade ou ser feliz?

Ter

Implica em um conceito temporal onde a felicidade não está em nós, mas pode ser adquirida. Seria algo como "comprar a felicidade", o que leva a ter felicidade, mas correndo o risco de não desfruta-lá.

(e.g., dinheiro, bens, beleza, força, fama)

Ser

Ser feliz é um estado interior, a felicidade está em mim. O mundo pode estar caindo ao seu redor e você estar feliz, é uma condição independente de fatores externos. Você é feliz queira o mundo ou não.

e.g., o fruto do espírito manifesto através do gozo (gr. chara) - uma alegria que vai além do material e passageiro, manifesta pela presença do Espírito Santo em nós.

O que você escolhe para hoje?

segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Assinada com sangue

O original da Lei Áurea, assinada em 13/05/1888 pela
Princesa Isabel. Essa lei aboliu a escravidão no Brasil.
"Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte."
Rm 8.2

A Lei Áurea libertou os escravos das obrigações impostas por seus donos, mas não deu liberdade completa ao escravos.

Eles estavam libertos por lei dos trabalhos desumanos, dos castigos dos capitães do mato, das senzalas, só não estavam livres do estigma de "ex-escravo".

Não conseguiam empregos, não tinham acesso a vida social do ainda Brasil Império (1822-1889).

Continuavam escravos nos olhares das pessoas e muitos em suas próprias mentes ainda agiam como escravos, pois se viam como escravos ainda.

Quando falamos do texto de Paulo aos Romanos vemos, que era liberdade da Lei do Espírito supera qualquer lei humana. Aqui a lei teve de ser assinada por alguém que não teria como garantir que a totalidade da escravidão fosse julgada, condenada e extinguida.

Em Jesus, o pecado e a escravidão são julgados, todo o mal é perdoado e a libertação é assegurada em sua totalidade por seu único e suficiente signatário (Jo 8.32,36).

Nossa libertada vai além do papel, além do tempo e além desta vida.

Reflexão de Segunda-Feira



Vamos lá e chega de frescura!

Nossa semana abençoada está aí só nos esperando.

"No coração dos que maquinam o mal há engano, mas os que aconselham a paz têm alegria."
Provérbios 12.20

Boa Semana!

domingo, 22 de janeiro de 2017

Devocional do Dia - Opção, todos a têm

"Ora, Deus fez com que Daniel achasse graça e misericórdia diante do chefe dos eunucos. E disse o chefe dos eunucos a Daniel: Tenho medo do meu senhor, o rei, que determinou a vossa comida e a vossa bebida; pois por que veria ele os vossos rostos mais tristes do que os dos outros jovens da vossa idade? Assim porias em perigo a minha cabeça para com o rei. Então disse Daniel ao despenseiro a quem o chefe dos eunucos havia constituído sobre Daniel, Hananias, Misael e Azarias: Experimenta, peço-te, os teus servos dez dias, e que se nos dêem legumes a comer, e água a beber. Então se examine diante de ti a nossa aparência, e a aparência dos jovens que comem a porção das iguarias do rei; e, conforme vires, procederás para com os teus servos. E ele consentiu isto, e os experimentou dez dias. E, ao fim dos dez dias, apareceram os seus semblantes melhores, e eles estavam mais gordos de carne do que todos os jovens que comiam das iguarias do rei. Assim o despenseiro tirou-lhes a porção das iguarias, e o vinho de que deviam beber, e lhes dava legumes. Quanto a estes quatro jovens, Deus lhes deu o conhecimento e a inteligência em todas as letras, e sabedoria; mas a Daniel deu entendimento em toda a visão e sonhos. E ao fim dos dias, em que o rei tinha falado que os trouxessem, o chefe dos eunucos os trouxe diante de Nabucodonosor. E o rei falou com eles; entre todos eles não foram achados outros tais como Daniel, Hananias, Misael e Azarias; portanto ficaram assistindo diante do rei. E em toda a matéria de sabedoria e de discernimento, sobre o que o rei lhes perguntou, os achou dez vezes mais doutos do que todos os magos astrólogos que havia em todo o seu reino. E Daniel permaneceu até ao primeiro ano do rei Ciro."
Dn 1.9-21

Tudo é uma questão de opção em nossas vidas. Lutar ou resistir, ir ou vir , ser ou estar, etc. A lista é inúmera, e por incrível que venha parecer é igual a todos.

Os problemas mudam de nome, mas todos estão dentro da família, do trabalho, estudos e no meio espiritual.

O texto mostra que Daniel e seus amigos tinham apenas a opção de fazer o que o rei havia dito.

Contudo, em Deus, eles tiveram uma opção de não errarem, mas sim em optar entre viver com a vergonha do erro ou morrer com a obediência de Deus.

Você estaria disposto a morrer por amor a Deus?

Pense e bom dia.

sábado, 21 de janeiro de 2017

Os Livros Bíblicos - Novo Testamento

49. Efésios:

Para quem foi escrito este livro?
Para a Igreja de Éfeso, em primeira mão, mas, certamente, também para todas as igrejas da Ásia.

Por quem foi escrito (autor)?
Paulo.

Em qual momento histórico?
Por volta do ano 60-62 d.C.

Por que este livro foi escrito?
Porque Paulo queria ensinar para os cristãos o “mistério da igreja”.

Para quê este livro foi escrito?
Para ensinar, dentre outras verdades fabulosas, que: “A Igreja é a nova humanidade de Deus, uma colônia onde o Senhor da história estabeleceu uma amostra da unidade e dignidade renovada da raça humana (1.10-14; 2.11-11; 3.6,9-11; 4.1-6.9)”.

sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Fuja dos vícios!

Infelizmente, o cigarro contribuiu para
a morte de mais um peixinho...
"Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo."
1 Co 3.16,17

Vício (do latim "vitium", que significa "falha" ou "defeito") é um hábito repetitivo que degenera ou causa algum prejuízo ao viciado e aos que com ele convivem. [1]

Porém, em termos genéricos, é interessante a abordagem de Margaret Mead [2]:
“A virtude é quando se tem a dor seguida do prazer; o vício, é quando se tem o prazer seguido da dor”
No vício, em qualquer uma de suas vertentes, o objeto de vício toma o lugar de Deus em nossa vida. Deus foi bem claro com o povo no Deserto, e Jesus asseverou isso - Deus tem de ser o único e estar no centro de nossa vida.
Êx 20.2,3 - "Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão. Não terás outros deuses diante de mim."
Mc12.29 - "E Jesus respondeu-lhe: O primeiro de todos os mandamentos é: Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor."
Mas meu futebol não é vício, meu cafezinho não é vício, irmão acorda! Tudo o que te domina é vício!!! Eu sou mais forte que ele, mentira! Se você fosse você conseguiria viver sem. Não se engane.

Muitos vão criticar este texto, mas é Bíblia que diz "não terás outros deuses". O seu vício torna-se uma divindade para você, pois sem ele você surta, da tremedeira, não raciocina...

E sem Deus? Quanto tempo você consegue ficar? Dizemos que somos cristãos e passamos as vezes dias (ou meses) sem ter um momento se quer de relacionamento real com Deus.

Não se engane, auto-avalie-se. Aquilo que te domina toma o lugar de Deus e aqueles que não estiverem com Deus no centro de suas vidas jamais entrarão em Seu reino.

Referências:
[1] VÍCIO. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2016. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=V%C3%ADcio&oldid=46602691>. Acesso em: 1 set. 2016.
[2] Margaret Mead (Filadélfia, 16 de dezembro de 1901 — Nova Iorque, 15 de novembro de 1978) foi uma antropóloga cultural norte-americana. MARGARET MEAD. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2016. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Margaret_Mead&oldid=46021428>. Acesso em: 27 jun. 2016.
[3] Bíblia On-Line - https://www.bibliaonline.com.br/

A Bíblia - O Objetivo da Bíblia é a salvação por Jesus

1. O Espírito Santo inspirou a escritura do A.T., que aponta para Jesus. Não só o prediz, como descreve seu ministério.
Gn 3.15 - "E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar."
Is 53.1-12 - "Quem deu crédito à nossa pregação? E a quem se manifestou o braço do SENHOR? Porque foi subindo como renovo perante ele, e como raiz de uma terra seca; não tinha beleza nem formosura e, olhando nós para ele, não havia boa aparência nele, para que o desejássemos. Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens, homem de dores, e experimentado nos trabalhos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum. Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho; mas o Senhor fez cair sobre ele a iniqüidade de nós todos.Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado ao matadouro, e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a sua boca. Da opressão e do juízo foi tirado; e quem contará o tempo da sua vida? Porquanto foi cortado da terra dos viventes; pela transgressão do meu povo ele foi atingido. E puseram a sua sepultura com os ímpios, e com o rico na sua morte; ainda que nunca cometeu injustiça, nem houve engano na sua boca. Todavia, ao Senhor agradou moê-lo, fazendo-o enfermar; quando a sua alma se puser por expiação do pecado, verá a sua posteridade, prolongará os seus dias; e o bom prazer do Senhor prosperará na sua mão. Ele verá o fruto do trabalho da sua alma, e ficará satisfeito; com o seu conhecimento o meu servo, o justo, justificará a muitos; porque as iniqüidades deles levará sobre si. Por isso lhe darei a parte de muitos, e com os poderosos repartirá ele o despojo; porquanto derramou a sua alma na morte, e foi contado com os transgressores; mas ele levou sobre si o pecado de muitos, e intercedeu pelos transgressores."
2. Jesus nos deu Salvação.
Jo 1.12-17 - "Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome; Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus. E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade. João testificou dele, e clamou, dizendo: Este era aquele de quem eu dizia: O que vem após mim é antes de mim, porque foi primeiro do que eu. E todos nós recebemos também da sua plenitude, e graça por graça. Porque a lei foi dada por Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo."
Jo 14.6 - "Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim."
Rm 10.9,10 - "A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação."
3. Devemos segui e conhecer o caminho da salvação.
At 17.11 - "Ora, estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim."
Jo 5.39 - "Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam;"
Jo 14.23 - "Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada."
Para que o homem pudesse ser salvo, Deus escolheu um homem (Abrão), através do qual criou todo um povo, cuja função foi viver para produzir as profecias e simbologias que iriam apontar para o Messias; por isso, conduziu sua história. E, quando o Messias veio, era o primogênito de Deus e também o seu cordeiro para o cordeiro.

Versículos para decorar
2 Tm 3.16,17 - "Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra."
2 Pe 1.20,21 - "Sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação. Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo."
Questões para discussão
  • Conhecer a Bíblia é essencial para a salvação?
  • Como posso defender a Bíblia?
  • O que deve ser a nossa regra de fé e prática? Por quê?
Leitura diária: At 17.11; Jo 5.39; 14.23; 1.17; 2 Tm 2.16,17; 2 Pe 1.20,21; Hb 4.12.